Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Você quer ser famoso ou uma autoridade?

O que faz de você uma figura pública é ser notado. Se você é notado por uma audiência e essa audiência segue você, você é uma figura pública. E muitas dessas figuras públicas também são autoridade naquilo em que são especialistas, no assunto que dominam. Aquele tema que a sua audiência quer saber como você pensa, como você faz e até como você vive aquilo.

Mas ser figura pública não é uma tarefa fácil. Muito menos ser autoridade. Cobranças acompanharão toda a sua jornada e será gerada uma expectativa para que você nutra as pessoas que te seguem de conteúdo relevante. Essa expectativa, sendo atendida, gerará em você credibilidade.

Credibilidade é uma construção. E essa construção não é fácil. Requer muitos esforços e atributos que você pode ter ou não. Se não tiver, você precisará se esforçar para ter. 

Neste artigo deixarei 6 passos que te ajudarão a ter e manter a credibilidade que uma figura pública precisa para se tornar uma autoridade.

1. Trajetória

Valorize tudo o que você já viveu, estudou, experienciou e testou. A sua história é a maior credencial para você se apresentar como autoridade na sua área. Também é importante trabalhar constantemente para enriquecer essa trajetória. Movimentar-se, engajar-se com quem também discute os assuntos que você discute, envolver-se no debate e posicionar-se sempre que necessário.

2. Coerência

O que você fala e o que você defende condiz com o que você faz na prática? Uma autoridade é vigiada o tempo todo. Se houver alguma incoerência em você, ela virá à tona em algum momento e toda a sua credibilidade será colocada em cheque.

3. Produza conteúdo relevante

Se você é uma autoridade, a sua cabeça está sempre cheia de ideias, pensamentos, devaneios, projetos e ambições. Transforme em conteúdo. A sua audiência precisa acessar tudo isso. Não guarde para você. Produza um vídeo, grave um podcast, faça um story, lance um livro, promova um evento, fale para a imprensa, crie um site… Faça alguma coisa para que as suas ideias sejam acessadas. Crie registros do que você é e do que você pensa.

4. Constância

Não adianta iniciar uma trajetória de construção de autoridade e parar no meio do caminho, ou mesmo perder o ritmo. Quando você cativa uma audiência, ela precisa ser alimentada, o que requer constância. As suas pausas precisam ser criativas, nunca por abandono. Se você abandona quem te segue, eles te abandonarão também, e o resgate é sempre muito difícil. 

5. Atualize-se

O mundo de hoje não é igual ao mundo de meia hora atrás. As coisas mudam. Pautas e ideias novas surgem. A sua própria audiência pode te trazer uma demanda que você não esperava – talvez por estar mais atualizada do que você. Esteja sempre um passo à frente. Seja curioso, empático, relacione-se bem com os seus pares e consuma outros conteúdos. Estude e pesquise. Isso fará de você uma autoridade sempre atualizada e diferenciada daqueles com quem compete. 

6. Seja humilde 

Você é muito bom no que você faz. Mas tem muita gente que também é muito boa – e possivelmente até melhor do que você. Não aja como se soubesse de tudo. Se errou, assuma. Se precisar mudar uma estratégia ou pensamento, seja humilde e o faça. Os heróis mais amados são os mais vulneráveis, os mais humanos. Com as autoridades não é diferente.

Ser uma figura pública não é uma tarefa fácil. Ser uma autoridade é uma tarefa menos fácil ainda. Mas é um desafio possível e quem consegue cumpri-lo vive uma experiência de autorrealização que não tem preço. Espero que você aceite e cumpra esse desafio!

Nós, do Conversa, estamos a postos para te auxiliar. Converse conosco e vamos trilhar esta jornada juntos!

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Bruno Aguiar é jornalista, gestor de imagem e CEO do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.