Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Influenciadores? Estamos na era dos Criadores

Toda vez que apresento uma proposta de trabalho ou monto um relatório, me vem à cabeça a sensação de que o uso do termo “influenciador digital” já está tão desgastado – e é tão pejorativo em tantos casos – que faz muito sentido repensá-lo. 

O que todas essas pessoas têm em comum é a sua capacidade de produzir bons conteúdos que, por consequência, acabam influenciando a tomada de decisão das pessoas. Se, na verdade, você não tem controle sobre a influência que exerce, então você não pode se denominar um “influenciador”, concorda?

Sobre o que você tem controle? Sobre o conteúdo que você cria. Então você é, de fato, um criador de conteúdo, ou um “creator”, termo que é usado pelas redes sociais para designar as pessoas que a gente costuma chamar de “influenciadoras”. Mas eu não sou o creator (prefiro o português) dessa ideia. Aliás, eu não sei quem é e isso não importa muito.

Mas como o algoritmo não brinca em serviço, hoje eu quero compartilhar com vocês as ideias da primeira pessoa que eu vi postar sobre isso: a @backtobeatriz, do EXCELENTE perfil @theculturalcast. Enquanto eu pesquisava sobre influência digital, achei o post que ela fez recentemente sobre o assunto e decidi compartilhar as ideias muitíssimo bem sacadas que ela levanta:

Foto reprodução Instagram: @theculturalcast
Foto reprodução Instagram: @theculturalcast
Foto reprodução Instagram: @theculturalcast

Foto reprodução Instagram: @theculturalcast
Foto reprodução Instagram: @theculturalcast
Foto reprodução Instagram: @theculturalcast
Foto reprodução Instagram: @theculturalcast
Foto reprodução Instagram: @theculturalcast

E aí? O que você achou?

Faz um tempo que eu escrevi aqui no blog do Conversa um artigo sobre a importância de cocriar com seu cliente, e algumas das coisas que eu disse nele podem ser perfeitamente adaptadas para a relação com os influenciadores criadores.

1. Ofereça inputs e deixe a criatividade fluir

Uma das principais estratégias para uma parceria relevante com um criador de conteúdo é brifá-lo muitíssimo bem, mas sem podar sua criatividade. Criatividade é a capacidade de fazer conexões únicas, e este é o produto do criador: as conexões que só ele é capaz de fazer. 

2. Criatividade a mil ≠ objetivo em 2º lugar

Não é porque a criação está liberada que o objetivo proposto deve ser abandonado. É possível fazer excelentes conteúdos que, ao mesmo tempo que cumprem o papel de adaptar sua mensagem a um determinado público, podem integrar a engrenagem mercadológica com métricas palpáveis de sucesso.

3. Não force o antinatural 

As pessoas seguem empresas, obviamente, mas elas seguem, sobretudo, pessoas. O seu negócio precisa chegar ao coração das pessoas e, para isso, nada substitui a humanização do conteúdo.

Mas se isso não é natural para você, por exemplo, não é preciso participar diretamente da ação. Resista à tentação de participar da ação se você não estiver confortável. As pessoas percebem e pode ser um tiro no pé aparecer sem estar preparado.

Dica: acesse o @theculturalcast e curta o perfil. A gente tá gostando de acompanhar e você vai gostar também! 😉

Leia também: Os dez erros comumente mais cometidos por marcas e influenciadores

Que outras dicas você tem?

Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.