Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

8 curiosidades sobre o Instagram que você não sabia

O Instagram é um grande mistério! A rede social que mais cresce no mundo não revela suas métricas de engajamento e não se sabe ao certo muitos aspectos que envolvem as suas inúmeras ferramentas. Mas estudiosos de Comunicação Digital têm feito diversos testes e pesquisas para tentar desvendar esses segredos.

Aqui vão algumas descobertas que poderão te auxiliar a usar o Instagram de forma mais eficiente.

Interações x engajamento 

O Instagram entrega mais engajamento para perfis que promovem mais interações. Seguir, comentar, curtir, compartilhar e salvar posts são algumas interações que fazem a plataforma entregar mais o seu conteúdo para a sua audiência.

Stories originais

O Instagram valoriza mais Stories criados dentro da rede social. Ou seja, postar conteúdo externo tende a ter uma entrega menor. Então, priorize materiais criados dentro do Story. Evite criar conteúdos dentro do story, baixar e depois subir na galeria do celular. O instagram não reconhece como autoral. 

Use as ferramentas

O Story possui ferramentas diversas, como caixa de perguntas, enquetes, stickers e GIFs. Usar esses recursos faz com que o seu conteúdo seja entregue para mais pessoas. E quanto mais o Story vai bem, mais o Instagram o entrega para mais perfis.

Perfis grandes mostram relevância 

Ser seguido por perfis com muitos seguidores mostra mais relevância para o seu perfil e o seu conteúdo tende a ser entregue para mais pessoas. Interações como comentários e curtidas desses perfis também ajudam.

Mais conteúdo não garante engajamento

O Instagram gosta que você poste bastante, mas prefere que seja material que gere engajamento. Assim, vale mais postar um volume menor, mas que tenha uma boa resposta da audiência, do que postar grande volume com interações medianas.

O poder das #

As hashtags são umas das maneiras que melhor rankeiam o seu conteúdo. Por isso, abuse delas. Procure as que mais têm adesão e a sua entrega será exponencialmente mais alta.

Chegar ao Explorar 

O conteúdo que vai para o Explorar do Instagram é o que possui um engajamento exponencialmente acima da média de interação dos demais posts. A plataforma  também valoriza posts no Explorar de perfis acima de 10 mil seguidores. Se é o seu caso, as chances de você já ter aparecido lá é grande.

Seguidores x Timeline

Não tenha receio de seguir perfis e isso embaralhar a sua timeline. O Instagram é extremamente inteligente e sempre vai priorizar quem realmente importa para você, com quem você quer interagir mais e precisa estar mais atualizado. E seguir pessoas é uma das interações mais valorizadas pela rede. Até porque só existe uma Beyoncé – sim, Beyoncé segue um total de zero perfis. 

A cada dia são descobertas novas curiosidades sobre o Instagram. Se você conhece alguma, compartilhe com a gente nas nossas redes sociais. 

Saiba mais: Como estimular o crescimento e engajamento do seu perfil no Instagram

Descubra: Como fazer sua live bombar?

Bruno Aguiar é pesquisador de Comunicação Digital e CEO do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.