Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Ser consistente é mais importante do que postar o tempo todo no Instagram

Todo dia alguém diz uma coisa diferente sobre como produzir conteúdo para o Instagram e os “segredos” do algoritmo, certo? Há quem diga que é preciso postar todo dia e fazer stories a cada X horas, afinal, quem não é visto não é lembrado.

Na contramão desse pensamento, há movimentos como o #ainternetqueagentequer, que joga luz sobre a necessidade de priorizar a saúde mental das pessoas no processo criativo e busca orientar a produção de conteúdo de forma saudável, sem adoecimento mental.

Claro, todo mundo quer extrair os melhores resultados. Mas, aqui no Conversa, a gente acredita que é possível fazer isso sem acreditar em fórmulas únicas, que valem para todos indiscriminadamente. Aqui, a gente valoriza as tentativas, o acúmulo de conhecimento a partir dos erros e acertos… traduzindo em miúdos: a CONSTÂNCIA.

“Mas, Rodrigo, ser constante não é fazer o tempo todo?” Não! Ser constante é fazer sempre. Dá para notar a diferença? Para ser constante, eu não preciso produzir conteúdo novo o tempo todo. Mas eu preciso produzi-lo sempre. Na prática, você precisa encontrar o seu ritmo de produção e adequá-lo às “regras” da rede, para evitar a fadiga e a ansiedade que atingem tantos produtores de conteúdo por aí.

O que parece mais sustentável: postar uma vez por semana durante 50 semanas ou postar todos os dias durante 50 dias? De que forma você acredita que aprende mais? Fazendo muito volume em um espaço mais curto de tempo ou intercalando o volume em um espaço de tempo maior?

Não, não existe um ideal perfeito. Mas, considerando o chamado “efeito cumulativo da constância”, fica claro que as coisas mais sustentáveis no médio e no longo prazos são aquelas que não nos exigem disposição máxima o tempo inteiro, certo? Se você gostar da jornada, conseguirá desfrutar dela e aprender com ela.

É a consistência ao longo do tempo que nos torna melhores em qualquer coisa. 

Você pode estudar inglês todos os dias, intensivamente, mas vai levar um tempo até armazenar e processar o que está estudando. Será preciso tentar, acertar, errar, persistir e ser consistente até naturalizar a comunicação em outro idioma e se tornar fluente nele. 

Não será diferente com a produção de conteúdo para redes sociais. Levará um tempo até que você se sinta mais confortável e seguro para isso. Será preciso testar, errar, acertar, insistir e persistir ao longo de um período para conhecer o que funciona para a sua rede, o que o seu público mais gosta de consumir e como ele gosta de consumir. E esse conhecimento não será eterno. As pessoas mudam e você precisará mudar. E está tudo bem.

O que fazer, então?

> Defina uma frequência de publicações que funcione para você, uma meta que você consiga cumprir.

> Produza conteúdo de forma constante ao longo do tempo de acordo com a meta que você estabeleceu.

> Analise o que você fez, estude os resultados, extraia aprendizados e os aplique nos seus próximos conteúdos.

> Observe o efeito cumulativo de ser constante, reveja rotas se achar necessário e continue

O Instagram é uma empresa movida a produção de conteúdo. O volume desenfreado interessa muito mais a ele do que a você. Saber disso não nos libera de ter que jogar o jogo da rede, mas nos ajuda a lidar com ela de forma mais saudável e, sobretudo, sustentável.

Dica: o Insta começou a soltar alguns artigos. O primeiro deles fala sobre os mistérios do algoritmo. Muita coisa a gente já sabia ou imaginava, mas há algumas informações legais lá. Vale a leitura. Se você não domina o inglês, pode traduzir com o Google mesmo que dá para entender bem. 

Leia também: Como estimular o crescimento e o engajamento no seu perfil do Instagram?

Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.