Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Conversa 6 anos: o que aprendemos ao construir a nossa história?

Conversa 6 anos o que aprendemos ao construir a nossa história

Neste dia 26 de janeiro, o Conversa faz 6 anos, e me desafiei a fazer um exercício de olhar para nossa trajetória como uma forma de ajudar outros empreendedores a terem novos olhares sobre os caminhos das suas empresas. 

Importante: este é um artigo menos sobre dicas de empreendedorismo para atingir o sucesso (que é bem relativo) e mais sobre acolher seus desafios e acreditar nos movimentos importantes para seguir empreendendo. 

Em primeiro lugar está quem constrói a história ao seu lado

Clientes, faturamento, rentabilidade, processos, etc. etc. etc. Nada disso é possível (ou sustentável) se não olharmos para a equipe. No Conversa, a nossa maior preocupação é garantir uma cultura forte, de respeito à diversidade e ao protagonismo dos proseadores (como são chamados). 

Para isso, em 2019, iniciamos um processo de rebranding que não contemplou apenas uma nova identidade visual e um novo posicionamento de marca, mas também definiu valores e deu início a um processo de revisão da cultura da empresa com foco nas pessoas. 

Por sermos, hoje, uma agência 100% remota, o desafio de manter a nossa cultura viva é ainda maior, mas vencê-lo diariamente é nossa prioridade. Compartilho com vocês os valores que nos movem:

Viva a diversidade!

Respeitamos, valorizamos e abraçamos as diferenças. Estamos sempre atentos a inserir essa pauta da diversidade em nossos processos seletivos, na formação de grupos diversos (Mulheres e LGBTQIA+) e também na discussão estratégica com nossos clientes.

Relações ganha-ganha-ganha

Tem que ser bom para a empresa, para o cliente e para a equipe. Buscamos sempre oferecer novas oportunidades de projeto primeiro a quem está conosco; estudamos como executar o projeto com a flexibilidade necessária que a pessoa necessita e garantimos a liberdade para criar e sugerir melhores formas de realizar.

Impactar positivamente

Comunicamos para construir um mundo melhor e ajudar a fazer as pessoas tomarem melhores decisões para suas vidas. Então sempre nos preocupamos em enxergar o poder transformador da comunicação e levar a discussão de pautas importantes para nossa equipe e para os nossos clientes. Este ano, vamos retomar o ConversAção, o nosso projeto probono de apoio a instituições sociais, por meio do qual ofertamos nossos serviços de forma gratuita por um período de três meses.

Seja transparente; jogo aberto

Somos o mais claros possível com nossa equipe. Sem mistérios, sem deixar dúvidas, ainda que tenhamos que tratar de assuntos espinhosos. Temos uma cultura de feedbacks periódicos em que revisamos e implementamos ações coletivas e individuais com base nesses ciclos de conversas. Periodicamente realizamos reuniões de alinhamento sobre novidades e a gestão do Conversa.

Colaboração, aprendizado, evolução

Não há crescimento empresarial sem crescimento individual. O Conversa incentiva e valoriza a capacitação da equipe. Contratamos e disponibilizamos diversos cursos e sempre encorajamos a equipe a trazer demandas de capacitação. Temos encontros periódicos para dividir conhecimento como em nosso projeto Clube de Conversas. Além disso, existe sempre uma conversa sobre como cada um pode evoluir dentro da empresa, seja participando de mais projetos ou assumindo novas responsabilidades ou novas configurações de trabalho.

Reconhecimento às conquistas coletivas e individuais

Garantimos a bonificação a cada renovação de contrato com os clientes e buscamos incentivar, por meio de comissão, as iniciativas que gerem novas receitas para a empresa. Recentemente, iniciamos a construção de planos de desenvolvimento individual com avaliação e revisão periódicas. 

Cada passo importa e deve ser comemorado 

Começamos pequenos, trabalhando na casa dos sócios e, aos poucos, fomos migrando para um formato mais parecido com uma empresa convencional. A ansiedade de enxergar o crescimento, principalmente no início do negócio, é inevitável, mas pode ser amenizada no exercício diário de enxergar as conquistas passo a passo. E, principalmente, comemorá-las. Temos a tendência de dar maior importância às perdas, aos recuos e ao que fracassou. No entanto, é mandatório celebrar cada vitória por menor que seja para que a construção da história da sua empresa fique marcada pelos momentos em que empreender fez todo sentido. 

Faça pausas para realinhar estratégias

Esse papo de que o empreendedor não deve parar, precisa estar sempre em movimento, “pra cima” e com “sangue nos olhos” deve ser enxergado com cautela. Pausas são necessárias para rever caminhos, respirar e tomar decisões mais sensatas. Vai haver momentos em que a empresa parece estar estagnada, que as perspectivas não estarão muito claras e que você vai questionar o sentido de tudo. Nessa hora, pause. Faça o exercício de olhar para trás, perceber tudo que construiu e como fazer para seguir adiante. 

Conte sua história com orgulho

Você não precisa ter criado a empresa mais disruptiva do mundo para ter orgulho da história dela. Um negócio não se legitima apenas por quanto ele vale em termos financeiros. A história que você construiu é muito mais interessante e legítima quando ela faz diferença na vida das pessoas. As ações da empresa precisam ser um manifesto nessa direção para que o caminho faça sentido.

E, falando em manifesto, resgato o nosso vídeo de 5 anos. É muito gratificante saber que, passado um ano, ele segue vivo em nosso cotidiano. 

Vídeo realizado para a campanha de 5 anos do Conversa

Acompanhe o nosso perfil no Instagram e fique por dentro de tudo o que rola aqui no Conversa.

Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.