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4 motivos para investir em Assessoria de Imprensa

4 motivos para investir em Assessoria de Imprensa

Recentemente, eu tenho visto crescer o número de pessoas que entram em contato comigo para entender como funciona o serviço de Assessoria de Imprensa. Um questionamento dos mais comuns é: “será que é para mim? O que eu faço tem apelo para a imprensa?”

Bem, essas perguntas dão outro artigo sobre como construir pautas relevantes para os veículos de comunicação, mas eu já adianto que é possível construir estratégias de imprensa sobre (quase) tudo. 

Mas, para quê contratar um serviço de assessoria de imprensa? O que minha empresa ganha com isso? Não seria melhor investir esse valor em estratégias mais diretas de marketing para conseguir mais clientes e alavancar meu negócio? 

Depende. Se você tem um orçamento limitado para comunicação, precisa avaliar qual é o momento da empresa e a maturidade da marca. É até possível construir relevância do zero, mas o caminho é muito mais curto quando já há uma conversa sobre a marca em outros canais, por exemplo. 

O que é assessoria de imprensa?

Por mais que a palavra “imprensa”, deixe o entendimento mais fácil, não é tão simples quanto parece. Muitas pessoas confundem “Assessoria de Imprensa” com “Assessoria de Comunicação” (um termo mais amplo e que abarca o primeiro). 

A Assessoria de Imprensa é uma área da comunicação (seja ela pública ou empresarial) que desenvolve ações estratégicas para repercussão positiva e espontânea de uma marca e de seus porta-vozes na imprensa.

E por que ela é tão importante e utilizada por toda grande marca? Abaixo, trago 4 motivos para pensar com carinho em investir nesse tipo de serviço. 

1. Sua marca alcança novos públicos 

Brand Awareness (ou conhecimento de marca) é um objetivo central em todas as ações de comunicação e, para a assessoria de imprensa, não seria diferente. Ao sair na imprensa, a marca e o porta-voz alcançam públicos que não buscaram a marca, mas passam a conhecê-la. 

2. Você qualifica sua reputação por meio da construção de autoridade

Por mais que, hoje em dia, as marcas consigam dialogar com seus públicos em seus canais de comunicação, ainda é a imprensa que ajuda a legitimar a autoridade de uma marca e de seus porta-vozes. A assessoria de imprensa busca, constantemente, inserir o cliente em oportunidades que possam valorizá-lo como especialista nos assuntos sobre os quais pode falar. 

Muita gente diz que o jornalismo morreu, mas são os prints de notícias que são usados para provar que algo é verdadeiro. Então, isso é fato: você pode até dizer que é uma autoridade, mas você precisa de terceiros para que validar isso.

3. Você se destaca em relação aos concorrentes

Toda empresa e todo especialista têm redes sociais. São centenas, milhares de pessoas na sua área que estão, diariamente, produzindo conteúdo e investindo em estratégias que tragam mais engajamento. Mas, quantos são ouvidos como especialistas e aparecem em reportagens relevantes? Quantos podem capitalizar isso em suas redes sociais e acelerar o processo de validação de autoridade (lembra o que escrevi acima?). A assessoria de imprensa tem o desafio de inserir os seus clientes de forma espontânea na imprensa. E por que é tão importante que essas inserções sejam espontâneas e gratuitas? Porque elas têm mais peso jornalístico que as “matérias pagas”, portanto, legitimam mais. 

4. Construção de ativo social

Sair na imprensa não é algo que se esgota na publicação. Uma inserção relevante deve ser destacada nos canais de comunicação da empresa/especialista, por exemplo. Para além disso, o porta-voz começa a ser inserido em discussões importantes, com autoridade validada por jornalistas, e essa conversa vai invadindo outras searas da comunicação, como convites para participar de eventos, podcasts, etc. Mas isso acontece de forma orgânica? Nem sempre. A Assessoria de Imprensa pode abraçar estratégias de relações públicas usando os seus resultados como credenciais para aumentar o ativo social do seu assessorado. 


Resumo da história: se você quer participar de conversas relevantes e aparecer em espaços que reforcem a sua autoridade, a assessoria de imprensa pode ser um investimento bastante útil.

Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.