Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Coletiva de Imprensa: quando fazer?

A Coletiva de Imprensa é uma grande aliada na hora de divulgar notícias. Bastante eficiente, essas reuniões entre jornalistas e o emissor da informação tendem a causar uma certa comoção entre os veículos de Comunicação, pois criam expectativas em torno das novidades que serão divulgadas. Mas os tempos mudaram. E as formas de divulgar informações também. Pensando nisso, separamos alguns questionamentos que podem auxiliar você na hora de optar por uma coletiva de Imprensa ou não.

Qual a relevância da notícia?

Por conta da crise nos veículos de Comunicação, grande parte das redações conta com um número reduzido de jornalistas. Com a exigência crescente da notícia em tempo real, jornalistas – principalmente de mídia online – escrevem duas, três, quatro ou até mais matérias por dia. Isso tornou mais difícil deslocar um profissional da redação para uma coletiva.

Assim, a coletiva de Imprensa se transformou em uma ferramenta usada para divulgar informações de grande interesse popular e, consecutivamente,  de interesse de um número grande de veículos de comunicação, como o anúncio de novas medidas do governo, avaliação de jogadores e técnicos após uma partida futebol e a promoção de grandes eventos ou feiras de negócio.

Nestes exemplos, ficaria muito difícil falar sobre o mesmo assunto individualmente com cada veículo. Por isso, uma coletiva se justifica.

Empresas fazem coletiva de Imprensa?

Fazem. Mas, como explicado acima, a notícia precisa ter um grande apelo e interesse. Empresas maiores possuem isso e promovem esses encontros para fazer anúncios estratégicos de forma pontual. Coletivas de Imprensa também podem ser convocadas em casos de Gerenciamento de Crise. Mas isso é outro ponto. Inclusive, falamos sobre o assunto aqui.

Então, qual a melhor estratégia de divulgação?

Existem várias estratégias para divulgar uma notícia, ação ou evento. Se a coletiva de Imprensa não é a melhor opção para o que você quer anunciar, a sua Assessoria de Comunicação pode indicar a melhor saída. Sua empresa pode, por exemplo, promover encontros individuais com jornalistas. Você pode ainda visitá-los nas redações ou propor um almoço ou café. Será uma boa oportunidade para criar um relacionamento com esse veículo e espaço para a defesa da sua notícia.

O meu cliente não abre mão da coletiva de Imprensa. E agora?

Aqui falo diretamente com as assessorias de Comunicação. Se o seu cliente não quiser abrir mão de um encontro com a Imprensa e você, como profissional de Comunicação, identificar que a notícia não tem apelo suficiente para a convocação, é seu papel identificar saídas para equalizar a questão. Pode ser bastante difícil para você reunir 10 ou 15 jornalistas para esse encontro, mas talvez seja mais fácil promover um almoço com a presença de pelo menos 5 veículos, por exemplo.

Minha notícia tem apelo e quero a coletiva de Imprensa. O que fazer?

Se você avaliou que a sua notícia tem força o suficiente para uma convocação de jornalistas, ótimo! Agora precisamos definir data, local e os veículos que serão convidados. Para isso será preciso o estudo e acompanhamento de profissionais de Comunicação para que a ação seja um sucesso. Alinhar o discurso entre os porta-vozes também é uma etapa importante. Mas falaremos mais detalhadamente sobre a organização de uma coletiva de Imprensa em outro artigo.

Boa sorte e estamos à disposição para o que precisar!

Descubra: 3 estratégias imprescindíveis para uma boa comunicação externa

Bruno Aguiar é sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa e gestor de Comunicação

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.