Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Você sabe com quem quer conversar na Internet?

Você quer abrir o seu negócio ou já tem um, é empreendedor ou empreendedora e precisa dar visibilidade ao que faz, conquistar clientes, aumentar vendas e fortalecer sua marca. Para isso, toma a (sábia) decisão de investir em estratégias de Comunicação que o ajudem atingir seus objetivos. Ótimo.

Você, então, procura uma Assessoria de Comunicação que possa orientar sua presença digital e a primeira pergunta que ouve é: mas por que você quer estar na Internet? Desconfie. Essa empresa, muito provavelmente, está ultrapassada.

As respostas para isso já estão dadas, afinal, se você quer anunciar e se comunicar, é óbvio que você busca criar e manter um relacionamento com seu público para gerar negócios ou estimular a adesão à sua causa, por exemplo.

Mas se a primeira pergunta que lhe fazem é “com quem você quer conversar?”, inúmeras possibilidades se abrem e, aí sim, você tem muitas escolhas a fazer. Se, por um lado, todas elas precisam gerar valor para sua marca, posicioná-la como referência e dar a ela um lugar de fala, por outro elas também devem dar ao público a possibilidade de dialogar com você.

Posicionar-se digitalmente serve, basicamente, a 3 propósitos:

1. Ser facilmente encontrado

O que a gente, enquanto consumidor, faz quando quer saber mais sobre uma marca? Pesquisa na Internet, certo? E o que a gente sente quando não encontra a marca que busca bem organizada no ambiente virtual? Desconfiança e dúvida.

2. Construir reputação e relacionamento

Ok, você foi encontrado. Mas como você está falando? Depois de achá-lo, o cliente ou potencial cliente quer saber o que você tem a dizer. Você é útil? Dá informações relevantes e se destaca no mar de informações que disputam a atenção do seu público a cada segundo? Além disso, o que estão falando sobre você?

3. Otimizar as oportunidades de negócio

A sua presença digital precisa abrir portas, contribuir efetivamente para a geração de novos negócios e estimular o consumidor e sua rede de relacionamento, fornecedores, possíveis parceiros e todas as pessoas do seu interesse a trocar dados com você e quererem se relacionar com a sua marca.

Mas, afinal, onde devo investir?

Antes de tentar responder a essa pergunta, volte duas casas e responda outra: com quem eu quero e preciso conversar? Nenhum esforço de comunicação pode trazer mais e melhores resultados do que aquele especialmente preparado para atingir o público que você definiu como estratégico.

Apenas a partir desta decisão, você conseguirá identificar onde estão as pessoas com quem você quer se relacionar, do que elas gostam, pelo que se interessam e quais os seus hábitos de consumo (de conteúdo e de produtos).

Neste momento, você estará pronto para tomar decisões. E nós temos outros textos que podem lhe dar bons insights.

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Rodrigo Rocha é jornalista especializado em Gestão da Comunicação nas Organizações e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.