Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Fake news e como o jornalismo pode contribuir para combatê-las

Recentemente, nós do Coletivo Conversa realizamos um debate sobre fake news e conversamos com especialistas sobre o impacto que essas notícias falsas têm na comunicação. Números sempre ajudam a entender determinado fenômeno. De acordo com estudo feito pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai) da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 12 milhões de pessoas difundem notícias falsas sobre política no Brasil.

Estamos em um ano de eleições, há poucos meses do início oficial da propaganda eleitoral, mas já é visível o aumento da circulação de informações falsas nessa área. Sites de origem duvidosa e contas automatizadas nas redes sociais se proliferam para divulgar notícias com grande apelo, porém inverídicas, sempre para favorecer ou denegrir político A ou B. E funciona. O estudo “Estudo Robôs, Redes Sociais e Política no Brasil”, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), constatou que as contas automatizadas no Twitter (aqueles perfis falsos) motivam até 20% de debates em apoio a políticos.

Em tempo de polarização acirrada e de um cenário em que a imprensa tem lutado para conseguir exercer sua influência sempre em declínio, como as notícias falsas podem impactar no jornalismo ou podem ser combatidas por ele?

Lilian Tahan, diretora do Metrópoles, e uma das nossas convidadas para o evento, colocou que os veículos tradicionais de mídia são o antídoto para as notícias falsas. O jornalismo sério pode (e deve) combater a proliferação das fake news com a exposição dos boatos. Se determinada notícia viral não é verdade, os veículos de comunicação são fundamentais para esclarecer a verdade.

Checagem “everywhere”

Quem trabalha com jornalismo sabe que, para produzir uma notícia, existem etapas que devem ser respeitadas. Hoje, uma das mais importantes é a checagem das fontes. Em uma rotina completamente modificada pelo digital, os jornalistas encontram novas formas de pesquisar, apurar, entrevistar e checar as informações que possuem para escrever uma notícia. A checagem nunca foi tão necessária.

Com a proliferação das fake news no ambiente digital, surgem agências de checagem de fatos (fact-checking), que trabalham com o confrontamento de histórias com dados, pesquisas e registros. No Brasil, as principais são a Agência Lupa, o projeto Truco (da agência Pública) e Aos Fatos. Essas agências têm o papel importante de legitimar as informações com uma apuração jornalística criteriosa. Ainda são poucas iniciativas no Brasil, mas seria um novo mercado para os profissionais do jornalismo?

Credibilidade x influência dos pares

Na era da pós-verdade, onde as informações circulam por múltiplos canais e não possuem compromisso com a verdade dos fatos, a indústria das fake news cresce e lucra aproveitando o fenômeno do empoderamento dos pares. Ou seja, hoje ocorre uma inversão da influência, em que se acredita mais no que o meu igual (ou alguém que pensa igual a mim) diz do que instituições como o governo e a imprensa.

Eis aí um desafio grande para os veículos de comunicação e também uma boa oportunidade de recuperar essa credibilidade ao investir neste papel de legitimadores dos fatos. Para isso, é preciso investimento nas práticas jornalísticas, na checagem de informações (criação de departamentos específicos) e na promoção de um debate público que conscientize a população sobre a importância de questionar antes de compartilhar.

Descubra: Como combater as fake news?

Leia também: A batalha pela verdade: mídia é a instituição menos confiável globalmente

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.