Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Por que o mundo e as marcas se renderam aos GIFs?

Os graphics interchange formats – ou somente GIFs – foram inventados em 1987. O grande objetivo era permitir que imagens coloridas fossem adicionadas às páginas de Internet, mas o formato só alcançou popularidade em massa nos últimos 2 anos. Por quê?

Objetivamente, porque as pessoas estão consumindo cada vez mais conteúdo visual. A ciência nos diz que o nosso cérebro entende o significado de uma imagem 60 mil vezes mais rápido do que um texto, fato que sempre foi levado em consideração por especialistas em Comunicação. 

GIFS: Por que o mundo e as marcas se renderam ao formato

No entanto, conteúdo visual tornou-se ainda mais importante no atual contexto, pois todos consumimos uma quantidade cada vez maior desse formato. Nos anos de 1970, o consumidor médio foi exposto a aproximadamente 500 mensagens publicitárias por dia; em 2006 foram 5 mil; chegando a 10 mil em 2015.

Nazare Tadesco GIF - Nazare Tadesco Calculando GIFs

E não são apenas as marcas que estão competindo pela sua atenção. Você também está vendo GIFs compartilhados por amigos, familiares, editores, milhares de páginas do Facebook e contas do Instagram e Twitter. São inúmeras imagens de gatinhos ou memes sobre política e cotidiano.

Todas as principais plataformas de mídia social estão evoluindo para uma direção mais visual tanto na forma como o conteúdo é distribuído quanto nas ferramentas para criá-lo. Os Stories do Instagram seriam bem menos populares se não houvesse os GIFs, por exemplo.

Gif e marcas

Nesse contexto, os GIFs têm três características que os tornam uma ferramenta perfeita para marcas:

● Sua eficiência em comunicar a identidade da marca;

● Sua capacidade de contar uma história (storytelling);

● O impacto emocional que eles têm sobre os consumidores.

Como o CEO da GIPHY – maior plataforma de GIFs do mundo –, Alex Chung, explicou, as marcas fazem parte de nossas vidas, querendo ou não. Vestimos, comemos, bebemos, dirigimos e, acima de tudo, nos identificamos com algumas delas.

Compartilhar o GIF de uma marca que gostamos não é tão estranho quanto se imagina. Fazemos isso espontaneamente – geralmente porque a marca criou algo que se encaixa perfeitamente com a linguagem on-line que usamos ou estamos procurando usar conteúdo que reflita a personalidade de uma determinada marca.

Outro aspecto que torna os GIFs uma ferramenta tão poderosa é que as pessoas os utilizam quando trocam mensagens privadas. Na verdade, é aí que eles são mais difundidos, em um território inacessível para as marcas. E estamos falando de 80 trilhões de mensagens trocadas a cada ano. OITENTA TRILHÕES.

GIFS: Por que o mundo e as marcas se renderam ao formato

Tanto poder é dado aos GIFs porque eles podem ser usados ​​de várias maneiras, de entretenimento e educação a informações e gerenciamento da comunidade.

Outro aspecto interessante dessa ferramenta é a capacidade de ser compartilhada como um conteúdo “tradicional” ou ser distribuída  em plataformas como GIPHY e Tenor e disponibilizada para que as pessoas usem espontaneamente, tanto em público quanto no privado, nas plataformas de mensagens instantâneas como o WhatsApp. 

Recentemente, a GIPHY anunciou uma parceria com a Moat que permitirá medir o impacto e a difusão dos GIFs da marca, conforme explicado pelo vice-presidente de receita da GIPHY, Alexis Berger:

“A plataforma da GIPHY permite que as marcas estejam no centro de momentos culturais”, disse. “Com a integração do Moat, elas agora também têm a camada adicional de confiança de que a mídia fornecida pela GIPHY é visível, verificável e alcançada por nossos usuários reais. A Moat é líder do setor em verificação e essa colaboração é um passo significativo na construção de nossa plataforma de conteúdo de marca para atender às crescentes necessidades do mercado”.

Em resumo, GIFs são um formato versátil e eficiente se usados corretamente. Eles são fáceis e diretos o suficiente para serem utilizados ​​em um contexto em que o tempo de atenção continua diminuindo e permitem que as marcas não apenas participem de conversas como sejam parte integrante delas.

Leia também: 10 ferramentas essenciais para trabalhar com redes sociais em 2020

Bruno Aguiar é gestor de Comunicação, pesquisador em Comunicação Digital e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

Política de Privacidade

Cookies

Ao preencher os campos para agendar uma conversa com nosso time de especialistas, você poderá optar por salvar seu e-mail nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente.

Com quem compartilhamos seus dados?

Seus dados entram automaticamente em nossas ferramentas de gerenciamento de novos leads: Trello, Whatsapp e Gmail, e são tratados e protegidos da forma como cada ferramenta assegura.

Por quanto tempo mantemos os seus dados?

Seus dados ficam em nossa plataforma de envio sem tempo definido, mas podem ser excluídos a qualquer momento caso você solicite pelo e-mail contato@conversacomunicacao.com.br.

Quais os seus direitos sobre seus dados?

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhum dos dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.