Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Empresas são a fonte de informação mais confiável, revela Edelman Trust Barometer 2021

A crise de credibilidade nas instituições nunca esteve tão grande e a confiança no que dizem as empresas privadas nunca foi maior do que agora. Essas conclusões fazem parte da nova edição de um dos mais importantes relatórios do mundo sobre o assunto: o Edelman Trust Barometer 2021. 

Divulgado em 13 de janeiro, o relatório reúne dados sobre confiança e aponta tendências em diversos setores. Desta vez, a pesquisa on-line foi feita entre 19 de outubro e 18 de novembro, com mais de 33 mil adultos (18+), em 28 países, incluindo o Brasil.

O estudo deste ano mostra que as empresas não são apenas a instituição mais confiável entre as quatro estudadas – empresas, governo, ONGs e mídia –, mas também a única considerada ética e competente, com 61% de confiança em todo o mundo.

Essa percepção tem elevado as cobranças da população para que a iniciativa privada resolva questões sociais não solucionadas pelos governantes: 68% das pessoas acreditam que os donos de empresas deveriam agir quando os governos não fazem sua parte e 86% esperam que os CEOs se posicionem sobre grandes problemas como a pandemia e a automação do trabalho.

Crise de confiança na informação nunca foi tão grande

Por outro lado, negócios que sobrevivem basicamente de informação, como as mídias sociais e a mídia tradicional, foram consideradas as instituições menos confiáveis por 35% e 53% dos entrevistados, respectivamente. Cinquenta e nove por cento das pessoas acreditam, por exemplo, que jornalistas estão propositalmente tentando enganar as pessoas dizendo coisas que sabem ser falsas. 

Para Richard Edelman, CEO da Edelman, estamos vivendo a falência da informação. “Os responsáveis ​​mentem para nós e as fontes de mídia são vistas como politizadas e tendenciosas. O resultado é a falta de informação de qualidade e o aumento da divisão. O violento ataque ao Capitólio, nos EUA, e o fato de que apenas um terço das pessoas está disposto a receber uma vacina contra a Covid-19 o mais rápido possível cristalizam os perigos da desinformação”, opina.

O que podemos aprender com os números? 

A seguir, breves lições extraídas do relatório da Edelman:

1. As empresas precisam abraçar as demandas e expectativas depositadas nelas, com CEOs liderando não apenas nas questões que já lhes são familiares, mas aprendendo a gerir  igualmente temas sobre os quais eles não eram cobrados antes. Neste sentido, é fundamental tomar medidas relevantes primeiro e depois comunicá-las.

2. Líderes sociais precisam orientar com base em fatos e exercitar a empatia. É preciso ter coragem de falar sobre os problemas de forma direta e clara, sempre abordando de maneira empática os principais medos das pessoas.

3. Forneça conteúdo verdadeiro, imparcial e confiável. No médio e longo prazos, essa postura resguardará a instituição à qual você pertence e poderá ser utilizada para restabelecer a confiança nela.

4. As instituições precisam se integrar para resolver problemas. Empresas, governo, mídia e ONGs devem encontrar um propósito comum e tomar medidas coletivas para resolver problemas sociais.

FAÇA AQUI O DOWNLOAD DO EDELMAN TRUST BAROMETER 2021 (Versão em inglês. A tradução para o português ainda não está disponível.) 

Leia também: O que faz as pessoas evitarem notícias?

Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.