Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Social Media Training: todo mundo é porta-voz do seu negócio nas redes sociais

Para quem ainda acredita que a vida pessoal está dissociada da profissional, um aviso: pelo menos nas redes sociais, garanto que não está. Prova disso são os incontáveis casos de pessoas que tiveram suas carreiras prejudicadas – e até mesmo arruinadas – por causa de um post no Facebook, uma frase no Twitter ou uma foto no Instagram.

Se o presidente da República fizer um comentário inadequado em uma conversa privada e isso vier à tona, você acredita que a opinião pública vai diferenciar o indivíduo do cargo que ele ocupa? Não vai! O presidente é presidente durante todo o tempo, assim como você também é o empresário, o diretor, o gerente, o colaborador da sua empresa o tempo inteiro aos olhos da sociedade.

O fato é que ninguém está livre de fazer “mau uso” dos seus perfis nas redes e acabar encrencado. Por isso, empresas comprometidas com a boa gestão de sua imagem têm investido na criação de códigos de conduta e compliance para não apenas fazer cumprir o que diz a lei, mas para disseminar entre seus colaboradores um conjunto de valores que compõem o DNA da instituição. E é ótimo que isso esteja acontecendo!

É aí que entra o Social Media Training, que nada mais é do que um treinamento direcionado aos colaboradores de uma instituição para orientá-los sobre o uso de suas redes sociais a partir dos seus princípios e valores. Você pode questionar – e eu considero legítimo – os limites para isso e a preservação de sua liberdade individual.

Mas se antes apenas os gestores eram porta-vozes oficiais de uma empresa e faziam o Media Training (treinamento para se relacionar com a imprensa), com as redes sociais todos os funcionários de uma organização se tornaram porta-vozes dela e, efetivamente, respondem pelo conteúdo que publicam.

Ainda que não estejam autorizados a falar em nome do negócio, uma imagem ou declaração em seus perfis nas redes pode gerar crises de imagem sem precedentes. Neste sentido, é fundamental usar esses canais de modo assertivo e alinhado aos valores do seu negócio ou do negócio para o qual você trabalha.
Sem cuidados como esses, muita coisa ruim pode acontecer:

1. O caso do presidente brasileiro de uma multinacional que foi demitido após defender o funcionário que se fantasiou de modo inapropriado na visão da empresa para uma festa entre colegas de trabalho.

2. O estagiário de uma construtora, demitido por justa causa após fazer posts sexistas em seu Facebook. Neste caso, a empresa usou o fato para promover uma campanha de respeito às mulheres no ambiente de trabalho que costuma ser predominantemente masculino.

3. O homem que foi demitido por falar mal da chefe e da empresa no Twitter.

4. E um resumo feito pela Super Interessante com 14 posts que, de alguma forma, atrapalharam a vida profissional e pessoal de seus autores.

Algumas dicas coletadas a partir de entrevistas e textos sobre o assunto produzidos por profissionais que contratam equipes ou gerenciam a Comunicação de empresas são preciosas:

– Evite comentários que possam soar ofensivos a quem quer que seja;

– Tente não polemizar, especialmente sobre temas sensíveis como religião e política;

Não fale mal do concorrente para exaltar o seu produto ou serviço;

Acolha críticas sobre seu negócio e busque soluções.

E por fim, uma “dica de ouro” que, pessoalmente, tento aplicar todas as vezes que vou fazer qualquer post.

Antes de pressionar o “enviar”, releia o que escreveu e se pergunte: “preciso mesmo postar isso?”.

No Conversa, fazemos a gestão da presença digital do seu negócio. Clique aqui para conhecer mais sobre nossos serviços e venha tomar um café com a gente!

Abraços,

Rodrigo Rocha
Especialista em Cibercultura e Gestão da Comunicação nas Organizações, e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.