Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Devo investir em influenciadores digitais?

Os meios digitais ampliaram as possibilidades para quem precisa divulgar uma marca, serviço, produto ou ação. Das inúmeras novas opções, uma se destaca: o influenciador digital. O nome já diz tudo. São pessoas que conquistaram uma determinada influência a partir das plataformas digitais, como blogues, YouTube, Facebook, Instagram, Snapchat… ou — acredite — todas ao mesmo tempo.

Grandes marcas começaram a se associar a esses nomes e empresas e empresários começaram a se questionar: devo investir em um influenciador digital?

Para você conseguir responder essa pergunta, precisamos considerar algumas coisas.

Intimidade gera confiança

Esse é o segredo dos influenciadores. Essas pessoas conseguiram criar em torno delas um grupo de pessoas que se identificam com o que falam, usam e fazem. A identificação gera uma confiança muito grande. Para se ter uma ideia, dados recentes do YouTube Insights, mostram que 82% das mulheres confiam mais na opinião do influenciador digital do que em redes sociais ou televisão.

Ache o beta!

Existem grandes nomes digitais patrocinados por marcas globais e existem outros influenciadores menores, mas que também contam com um grupo considerável de influência. São os influenciadores beta. Mas qual a diferença para quem quer investir em influenciadores? Bom, um grande influenciador geralmente já tem empresário, agente comercial e grandes contratos assinados. Esse terá um custo mais elevado para a ação que você pretende realizar. Se você não for um Bradesco, sugiro fazer uma levantamento de outros nomes menos famosos, mas ainda assim relevantes para o seu público.

Seu público!

Esse é outro ponto importante! Não é todo influenciador que pode fazer algo por você. É preciso identificar os públicos com quem ele conversa e entender qual é o público que você quer atingir. Exemplo, se o seu negócio é sobre comida saudável, um influenciador que fale sobre bem-estar e exercícios físicos certamente terá um público que te interessa. Mas se o seu negócio for o oposto, como fast-food, e você quer atingir um público de faixa etária ampla e com um comportamento menos rígido, um YouTuber com características bem-humoradas pode ser a saída.

Quanto cobra um influenciador?

Não existe um valor tabelado. Os que já têm valores fixos, geralmente são os que cobram mais. Em todo caso, um levantamento da Bloglovin, uma agência de Nova York, pesquisou 2,5 mil influenciadores americanos e os valores por canal são:

  • Instagram: 84% dos influenciadores cobram menos de US$ 250 por post e 97% cobram menos de US$ 500 para publicar um post de determinada marca;
  • Facebook, 90% cobram menos de US$ 250 por post e 97% menos de US$ 100;
  • Twitter a grande maioria cobrar menos de US$ 150 por tweet, sendo que segundo a pesquisa 96% cobrar menos de US$ 100;
  • Blogs e Vlogs: 87% dos influenciadores cobram menos de US$ 500 por post e 96% menos de $1.000.

O Instagram é o mais popular quando se trata de ser eficaz e em atrair audiências. 60% dos entrevistados preferem Instagram, 18% preferem Facebook e apenas 1% preferem Snapchat.

Mas atenção, esses valores podem servir de base para iniciar as negociações e/ou checar a viabilidade da ação, mas a negociação com cada influenciador pode variar bastante dependo do que você precisa dele e/ou do que ele pode te ofertar.

Fique de olho!

Atenção! Número não é engajamento. Um influenciador pode ser seguido por 200 mil pessoas numa rede social e isso não significar nada, uma vez que existem inúmeras ferramentas para — pasme! — comprar seguidores.

O que você precisa identificar é um alto índice de engajamento. As pessoas comentam as suas postagens? Marcam outras pessoas para que essas também vejam? Compartilham em suas próprias redes o conteúdo produzido por ele? Demonstram intimidade? Se sim, estamos diante de um verdadeiro influenciador.

Ah, um último toque!

Lembre-se que influenciador pode influenciar tanto pro bem, quanto pro mal. Influenciadores podem te auxiliar muito, mas é bom pesquisar para entender a quem você está associando a sua marca. Influenciadores também têm haters!

Leia também: Por que o mundo e as marcas se renderam aos GIFs?

Descubra: A ascensão dos microinfluenciadores no mercado

Bruno Aguiar é gestor de Comunicação, pesquisador de Marketing Digital e sócio do Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.