Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

A queda do Insta, Face e Whats atrapalhou o seu dia? Por aqui, mais ou menos…

Como foi o seu dia ontem? Bem, se você mora no Brasil, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e França, certamente ele foi diferente por causa da queda de alguns dos principais aplicativos do seu celular: o Whatsapp, o Instagram e o Facebook, todos pertencentes ao grupo Facebook. 

A queda nos serviços ocorreu por volta das 12h30 (horário de Brasília), e durou até 07 horas depois. Bastante tempo para a gente pensar: e como era que a gente trabalhava, se divertia e se conectava com familiares e amigos antes deles?

Facebook se pronunciando no Twitter

Não, essa não é uma reflexão saudosista sobre os tempos antes da internet. Mas uma provocação, especialmente para quem trabalha – assim como nós, do Conversa – conectados o tempo inteiro. Algumas das redes sociais que a gente gerencia estão fora do ar. Nosso principal canal de contato com os clientes também. O que fazer?

Interessante observar que o meme ficou mais atualizado do que nunca: “e fora dos stories, como você está?” Por aqui, relatos de desespero, angústia e ansiedade. Em tom de piada, até, mas ainda assim reveladores do quão dependentes podemos estar de alguns canais e do quanto precisamos nos preparar, enquanto profissionais, para manter a comunicação fluida mesmo em situações assim. 

Dá só uma olhada nesses prints:

Proseadores no Slack
Proseadores no Slack

Consequência imediata da queda: outros canais voltaram a ser intensamente utilizados e até o Telegram sofreu instabilidade por conta do alto número de pessoas que migraram para ele. 

O cliente com o qual mais tenho contato, por exemplo, passou o dia falando comigo pelo Hangouts. O e-mail e até o SMS bombaram no celular da minha sócia Kadydja.Segundo ela, um possível cliente mandou mensagem desmarcando uma reunião e, por e-mail, ela enviou mensagens que normalmente mandaria por WhatsApp e o tempo de resposta foi bem curto.

Felizmente, estávamos preparados para essa eventualidade mesmo sem saber. Quando tomamos a decisão de usar determinadas ferramentas de comunicação e organização do trabalho como o Slack (comunicação instantânea) e o Trello (gestão de tarefas), pretendíamos prioritariamente organizar o modo como trabalhamos, especialmente com as equipes totalmente distribuídas a partir da pandemia).

Hoje, ficou evidente uma outra vantagem de não concentrar tudo num só lugar: nós conseguimos nos comunicar e trabalhar apesar de o WhatsApp ter caído, como vira e mexe acontece. O que faríamos se não houvesse outros canais para trabalhar? Atrasaríamos entregas? Resolveríamos tudo por telefone? Quantos contratempos!

Há quem feche negócios no Instagram – eu mesmo estava no meio de uma negociação com um artista para pintura de uma parede aqui em casa quando o Instagram caiu. Conversa interrompida na metade e, por isso, talvez o acordo que pensamos em fazer para ele vir aqui amanhã não possa ser mantido.

Seja lá qual for o seu caso, o recado aqui é simples: não permita que sua comunicação fique restrita a um único lugar. Estude outras alternativas (há muitas excelentes e gratuitas) e garanta a continuidade do seu dia sem tanto estresse.

Você pode conhecer outras ferramentas de comunicação entre equipes remotas clicando aqui e aqui. Escolha a que melhor se adaptar à sua necessidade e bolso (quase sempre a versão gratuita é um ótimo começo) e bom trabalho!

Outras quedas importantes de serviços este ano (texto publicado pelo EL PAÍS):

Em 22 de julho, uma queda nos serviços da empresa norte-americana de serviços na nuvem Akamai provocou interrupções nos sites de firmas como AirBNB, plataformas de games como Playstation Network e Steam, companhias aéreas como Delta Air Lines, redes de distribuição como Costco Wholesale, serviços financeiros como American Express, bancos como BBVA e meios de comunicação como o EL PAÍS, entre outros.

Ainda mais grave foi a falha global na rede de distribuição de conteúdo Fastly, que em 8 de julho deixou milhares de sites do mundo inteiro fora do ar. Empresas como Amazon, EL PAÍS, The New York Times, Twitch, Financial Times e Reddit tiveram problemas e, em alguns casos, permaneceram inacessíveis para os usuários durante quase uma hora. No dia seguinte, a Fastly explicou que a ação inocente de um cliente ativou um erro de software que permanecia oculto e provocou a queda global.

Esses incidentes, incluindo a interrupção dos serviços do Google em dezembro passado, evidenciaram a vulnerabilidade das conexões digitais e a debilidade do sistema que sustenta o funcionamento da rede, num momento em que as empresas e os usuários dependem mais do que nunca deles para o teletrabalho.

Nosso cliente, Rodrigo Calado, escreveu um artigo onde explica o que pode ter levado os aplicativos a ficarem fora do ar.

Descubra: 8 curiosidades que você não sabia sobre o Instagram

Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.