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6 motivos que tornaram o podcast Não Inviabilize um sucesso

6 motivos que tornaram o podcast Não Inviabilize um sucesso

Se você é fã de podcasts, provavelmente já deve ter ouvido falar do ‘Não Inviabilize’, em que a psicóloga, podcaster, roteirista e escritora Déia Freitas conta as histórias que recebe diariamente de gente do Brasil todo. 

Atualmente, o podcast já conta com mais de 100 milhões de reproduções, mais de 1 milhão ouvintes e mais de 140 mil reproduções por episódio. É, de fato, um fenômeno e não é pra menos. A forma como o podcast é organizado e as histórias contadas cativam o público e fazem as pessoas se identificarem. Eu mesmo não consigo deixar de ouvir nenhuma e me envolvo com todas elas. 

Déia não apenas conta as histórias como dá a sua opinião sobre o ocorrido, pede a opinião dos ouvintes e, muitas vezes, mistura à narrativa situações já vividas por ela mesma. Se você ainda não conhece, esses são os quadros* do podcast:

  • Amor nas Redes: histórias de amor, afeto e saudade;
  • Picolé de Limão: histórias do cotidiano, ciladas, trapaças e muita história revoltante;
  • Luz Acesa: histórias de terror, suspense e mistério;
  • Ficção da Realidade: histórias ficcionais interativas;
  • Mico Meu: histórias engraçadas;
  • Alarme: histórias que servem de alerta, gatilhos emocionais;
  • Minhas Coisinhas: histórias de situações da própria Déia.

*retirado do perfil oficial no Spotify.

Mas, afinal,  por que o podcast faz tanto sucesso? 

1) Conta histórias de pessoas reais

Como já disse, o podcast conta histórias reais coletadas que são enviadas por email. Os roteiros geram muita identificação, parecem conversas de comadres que despertam os mais diversos sentimentos: raiva e indignação nas histórias de trapaça, boas risadas nos causos cômicos e por aí vai. É praticamente contar uma fofoca, sem identificar os participantes dela. E quem não gosta de uma fofoca, certo?

2) Ouvintes podem opinar

Esse é um dos aspectos essenciais para o ouvinte se identificar ainda mais com o podcast. Você pode dar a sua opinião sobre o que acredita que a pessoa que enviou a história deve fazer. 

Mas, como assim? Em muitas histórias, o personagem está em dúvida sobre o que deve fazer. Assim, a Déia Freitas abre para os ouvintes trazerem as suas opiniões. Há um canal no Telegram no qual, quem participa, utiliza uma hashtag com o nome do episódio e a sua opinião sobre a história. Mensagens de apoio e indignação também são  bem-vindas, desde que respeitem uma regra básica: “sejam gentis”. 

3) Humanização no Não Inviabilize

O podcast vai além de contar histórias de terceiros. A apresentadora também faz relatos pessoais, como na história “TURBANTE”, em que a personagem conta sobre um caso de racismo que sofreu com a família do namorado. Ao fim, Déia traz um desabafo super emocionante de como a família do pai tratava a sua mãe. Ou no episódio DANI, em que ela cita o câncer de mama que a mãe teve. 

Episódio ‘TURBANTE’ do podcast Não Inviabilize

O clima intimista dos episódios também é um diferencial. Dá para ouvir os gatos e cachorros da Déia, ao fundo, por exemplo, e ela os inclui no bate-papo, os chama pelo nome, “pede a opinião deles”. 

O quadro “Minhas Coisinhas”, em que ela fala sobre alguma obra que está acontecendo na sua casa, novas aquisições do podcast, sobre seus pets ou alguma dificuldade que está enfrentando, é outro ponto de conexão importante. Ela pede ajuda aos ouvintes para resolver seus próprios problemas! 

O Não Inviabilize é tão íntimo que a própria Déia fez, em um dos episódios, um desabafo sobre a correria que é manter o podcast com as cobranças que recebe das pessoas que enviam histórias. Ela pensou em encerrá-lo porque não quer que o programa perca a essência e se torne uma marca fria. Para ela, é fundamental que o podcast seja sempre associado a ela, uma pessoa que tem vida pessoal, sentimentos e imprevistos.

4) Bordões 

“EEEEEEEEEE, DÉIA”! Se tem algo que um ouvinte assíduo do Não Inviabilize sabe, são os bordões da Déia que, creio eu, muitas vezes surgem de forma muito espontânea sem que nem ela mesma perceba, rs. 

O “ÊÊÊÊÊ” antes do nome do personagem da história contada, pode saber que é porque a história vai ser ótima e que a pessoa aprontou algo. Iniciar os episódios com “Oi, genteee! Cheguei e cheguei para mais um – nome do quadro” e, logo em seguida, soltar um “então vamos lá, vamos de história”. Ou quando passa uma moto, carro ou cachorro late, em seguida você pode saber que vai vir um “depois o Léo corta”, inclusive, ele é conhecido assim na equipe apresentada no site do podcast. Ou o “E hoje eu não tô sozinha, meu puuubli”.

Posso te garantir, depois de um tempo ouvindo o podcast, automaticamente você começa a falar desses bordões e isso talvez faça de você um Não Inviabilizer. 

5) Parcerias

Eu gosto como as parcerias são abordadas no podcast, pois a Déia nunca as traz de uma forma evidentemente publicitária. Ela faz as marcas participarem e até trazerem histórias para o Não Inviabilize. Uma parceria que eu acho incrível é a com a Drogasil, que traz histórias emocionantes da sua equipe ajudando a comunidade. Quem ouviu o episódio “JOILSON” ou o “INSULINA” e não se emocionou? E o mais legal, é que no fim de cada episódio vem o depoimento dos colaboradores das marcas contando a história na visão deles. 

Episódio ‘JOILSON’ do podcast Não Inviabilize

Isso humaniza ainda mais o podcast e até as marcas que fazem parceria. 

6)  Apoia tudo o que há de melhor

O Não Inviabilize acaba se tornando um refúgio de tudo o que estamos vivendo. A Déia é uma pessoa que apoia a causa animal, democrática, é contra preconceitos, violência e isso torna o podcast um alívio para o nosso cotidiano. É um respiro e faz a gente acreditar que ainda existem pessoas boas, que o bem ainda prevalece. Prova disso, é a Déia não dar nome a personagens que cometem erros grotescos na vida de outras pessoas, seja cometendo racismo, traição, lgbtfobia. “Anular” a existência dessas pessoas, demonstra que o podcast não apoia o que não faz bem. 

Há diversos outros motivos que fazem o podcast ser um sucesso e ter conquistado o coração de tantos brasileiros, mas esses são alguns que acredito que faz com que ele seja esse estrondo no país. Além disso, acho que tem a haver com algumas das coisas que trouxe: manter a sua essência, humanizar e acreditar no que você faz. Na minha opinião, é a fórmula perfeita para que um trabalho alcance os seus objetivos.

Eu, que não sou tão fã de podcasts, tenho o Não Inviabilize como um escape da minha rotina. Ouvir a Déia contando as histórias me desperta vários sentimentos bons que quero repassar para amigos, para que sintam o mesmo. Inclusive, a história TIBÉRIO eu compartilhei com todas as pessoas possíveis. Agora, recomendo para você também. 

Episódio ‘TIBÉRIO’ do podcast Não Inviabilize

E podem aguardar a minha retrospectiva do Spotify, pois maratonei TODOS os episódios e com certeza o Não Inviabilize será mencionado por lá. 

Todos os episódios estão disponíveis gratuitamente nos serviços de streaming. Caso os usuários queiram ouvir mais histórias e receber tudo em primeira mão, é possível assinar o app do podcast, cujo objetivo é arrecadar verba para a estrutura necessária para a gravação dos episódios e manter a equipe de aproximadamente 10 pessoas, que oferece suporte nas redes sociais, edição e manutenção do site, por exemplo.

Leia também: Sua marca precisa surfar na onda do podcast.

Descubra: Como Beyoncé conseguiu agitar a internet mais uma vez?

José Henrique é Coordenador de Comunicação e Eventos do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.