Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Comunicação como investimento: afinal, o que seu negócio tem a ganhar?

Comunicação como investimento: afinal, o que seu negócio tem a ganhar?

Uma dúvida muito comum entre quem contrata serviços de comunicação é entender que tipos de ganho é possível ter com eles. É óbvio que eu jamais esgotaria isso num artigo como este, talvez nem numa dissertação de mestrado. Mas se tem algo que sei que qualquer cliente Conversa pode atestar é que, quando você estrutura a Comunicação no seu negócio, você consegue mexer muito profundamente em tudo o que diz respeito a ele.

Isso acontece porque comunicar pressupõe convidar as pessoas a entrar na sua casa; é atrair olhares, chamar a atenção, expor-se. Ao fazer isso, você abre as portas para tudo, inclusive aquilo que talvez não esteja funcionando tão bem. 

Quando eu penso naquilo que nós fazemos no Conversa –  assessoria de imprensa, redes sociais e gestão de presença digital, além de ações de relações públicas e promoção de marca -, fica muito evidente que trabalhamos de maneira central com um ativo muito, mas MUITO, estratégico em qualquer organização: a sua REPUTAÇÃO. É disso que estamos falando o tempo todo, é com isso que jogamos a cada passo dado.

Claro, existem métricas de sucesso em cada uma das nossas áreas de atuação, e nós trabalhamos com todas elas de forma personalizada. Na assessoria de imprensa, temos o dashboard em que acompanhamos o perfil dos veículos, sua audiência, a frequência da exposição da marca dos clientes, a qualidade de cada inserção, o tempo ocupado etc. Nas redes sociais, tudo é planejado para conquistar alcance, engajar o público em narrativas consistentes, aumentar as oportunidades de negócio…

Mas, o que mais é possível gerar de valor para o business do cliente que contrata uma agência? Fiz uma lista de 7 ganhos que considero essenciais observar e acredito que, se bem aproveitados, eles fazem toda a diferença no crescimento de qualquer negócio.

1. Suporte à tomada de decisões: qualquer empreendedor precisa tomar dezenas de decisões por dia. Quando a Comunicação está organizada, isso fica mais fácil, porque a pergunta passa a ser: tomar esta decisão me aproxima ou me afasta dos meus objetivos? 

2. Atração de clientes em novas regiões e mercados: quanto mais eu me organizo e apareço de forma estruturada, mais chances eu tenho de ser notado de forma positiva pelos meus pares, pelos meus concorrentes e pelos meus clientes, certo?

3. Economia de recursos: claro, quanto mais estruturada e planejada for a sua estratégia de comunicação, melhor canalizada é a distribuição de recursos e mais mensuráveis podem ser os resultados. 

4. Inovar e corrigir: a partir dos feedbacks recebidos nos canais de comunicação, é possível avaliar produtos e serviços, desenvolver novos, corrigir erros, revisitar e melhorar processos… tudo isso de forma ágil e eficaz.

5. Alinhamento de cultura: uma boa Comunicação também dissemina a cultura em todos os níveis da organização. Aliás, uma boa Comunicação permite identificar e corrigir distorções nessa cultura, o que é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

6. Atração e retenção de profissionais: a percepção sobre a sua marca e a sua organização, desde que atreladas à realidade, são fundamentais para atrair bons nomes do mercado e para manter bons quadros no seu time. Nem tudo é sobre salário!

7. Identificação de possíveis crises: este item está muito interligado com o de número 4. Quando sabemos o que pensam e dizem a nosso respeito, podemos antever crises e preveni-las. Mas não só isso. Como área-meio, transversal, a Comunicação tem potencial para identificar riscos que não estão na superfície.

E aí? O que achou da lista?

Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.