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Tendência: consumidores querem que as marcas se preocupem de verdade com sua saúde

Tendência: consumidores querem que as marcas se preocupem de verdade com sua saúde

Um estudo realizado em março deste ano, pela Edelman, em 13 países, inclusive o Brasil, revelou que 83% dos consumidores esperam que o setor de saúde desempenhe um papel significativo para garantir que eles sejam o mais saudáveis ​​possível, seguido de perto pelo setor de alimentos e bebidas (77%), tecnologia (74%), varejo (64%) e finanças (60%)

Inusitado? Nem tanto. A correlação entre um estilo de vida mais saudável e as marcas não é uma novidade e qualquer uma, de qualquer setor, pode perfeitamente trabalhar esse viés em sua comunicação.

Segundo os brasileiros, a inflação alta e as restrições impostas pela pandemia foram os aspectos que mais prejudicaram sua saúde nos últimos tempos. Já entre os maiores empecilhos para o cuidado com a própria saúde aparecem, de forma geral para todos os países, os custos relacionados a isso e o pouco acesso à informação confiável e de qualidade. Num mar de informações da internet, as pessoas carecem de fontes seguras, e esta continua sendo uma ótima oportunidade para as marcas.

Além disso, quando as pessoas pensam sobre serem saudáveis, 91% delas acreditam que a saúde mental é o aspecto mais importante no momento, inclusive acima da saúde física, que aparece em segundo lugar com 88%, seguida pela saúde social com 83% (ter com quem conversar abertamente, ter pessoas que se importam consigo e não ser discriminado), e pela vida em comunidade (viver numa comunidade limpa, segura, pacífica e num planeta saudável), com 79%.

Outro dado que impressiona: apenas 49% das pessoas entrevistadas no Brasil dizem acreditar que as informações sobre cuidados com a saúde disponibilizadas pela mídia são confiáveis. Enquanto médicos, enfermeiros, família e amigos seguem liderando o ranking mundial de fontes mais seguras de informação sobre saúde, os CEOs das empresas aparecem em 10º lugar com 2 pontos a mais na lista do que no ano passado, e tendência de crescimento. Olha aí a oportunidade!

Mais dados importantes

  • 64% das pessoas afirmam considerar o impacto da marca, dos seus produtos e das suas práticas comerciais na saúde das pessoas na hora de fazer uma compra.
  • 77% acreditam que o CEO de sua companhia deve falar sobre saúde mental no trabalho.
  • 78% acreditam que o CEO também é responsável por moldar a cultura de respeito aos limites entre trabalho e ócio.
  • 83% acreditam que seu empregador deve ter políticas de prevenção ao burnout.

A íntegra da pesquisa da Edelman (em inglês) está disponível neste link. Acesse, faça o download e leia. Tenho certeza de que novos insights poderão surgir para o seu negócio!

Leia também: 5 relatórios de tendências para você conhecer em 2023

Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.