Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Reels: aprenda como usar a nova ferramenta do Instagram

Que o Mark Zuckerberg não para de implementar recursos nas suas plataformas digitais, não é novidade alguma, certo? A novidade da vez é o Reels, no Instagram, recurso semelhante ao TikTok. No entanto, seus vídeos podem ter até 15 segundos de duração e ser feitos com diferentes clipes, assim como já funciona o Cenas, disponível nos stories.

Mas, ao contrário do Cenas, o Reels permite que sejam gravados vídeos para postar no feed, nos stories ou compartilhados por meio de mensagens diretas. Mais uma oportunidade para a sua empresa gerar conteúdo para o seu público-alvo e despertar o interesse de possíveis leads.

Sem mais delongas, o pessoal do TechTudo desenvolveu um passo a passo de como trabalhar com o Reels. Vamos conferir?

Passo 1

Abra o Instagram e toque sobre o ícone de câmera no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, selecione a opção “Reels”;

Ação para visualizar o modo Rells no Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para visualizar o modo Rells no Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 2

Antes de iniciar a gravação do vídeo, toque sobre o ícone de partitura musical para visualizar a biblioteca de músicas do Instagram. Você pode digitar o nome da canção que procura ou usar uma das sugestões da plataforma. Toque sobre o nome da música que deseja usar em seu vídeo;

Ação para escolher uma música para tocar em um vídeo no Instagram Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para escolher uma música para tocar em um vídeo no Instagram Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 3

Use a barra na parte inferior da tela para escolher o trecho da música que deseja incluir em seu vídeo. Em seguida, toque sobre o ícone “Play” na tela inicial, como mostra a imagem abaixo;

Ação para definir qual trecho de uma música usar no Instagram Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para definir qual trecho de uma música usar no Instagram Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 4

Defina a velocidade de reprodução do seu vídeo para mais rápido ou mais lento. Toque sobre o número desejado. Em seguida, clique no ícone com carinha sorrindo para visualizar os filtros e máscaras disponíveis. Selecione o efeito que deseja utilizar;

Ação para escolher a velocidade do vídeo e adicionar um filtro no Instagram Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para escolher a velocidade do vídeo e adicionar um filtro no Instagram Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 5

Toque no ícone de relógio para definir um temporizador. Esse recurso permite ter um tempo de até 15 segundos antes que o aplicativo inicie automaticamente a gravação do vídeo. Dessa maneira, é possível gravar cenas sozinho usando um tripé ou acomodando o telefone em alguma superfície. Arraste a ponta direita do retângulo vermelho para definir o tempo e toque em “Definir Temporizador”. Lembre-se que esse é um recurso opcional;

Ação para ajustar um temporizador de gravação no Instagram Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para ajustar um temporizador de gravação no Instagram Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 6

Após gravar um clipe de vídeo, um novo ícone aparecerá como opção. Toque sobre ele para visualizar o frame final do clipe anterior. Dessa maneira, será possível iniciar uma nova gravação com a câmera no ângulo exato desse frame, o que produzirá o efeito de continuidade da cena. Quando alinhar os dois vídeos, inicie novamente a gravação;

Ação para usar o recurso para alinhar uma nova gravação de clipe de vídeo no Instagram Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para usar o recurso para alinhar uma nova gravação de clipe de vídeo no Instagram Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 7

Após definir os efeitos, mantenha o botão de gravação pressionado para criar o seu vídeo. Você pode gravar o vídeo em partes. Para isso, grave um trecho mantendo o botão pressionado e depois solte e repita o processo até finalizar sua produção. Para avançar, toque sobre o ícone de seta e, na tela seguinte, adicione figurinhas, filtros de cor, setas e frases sobre seu vídeo. Pressione o botão de seta, no canto inferior direito, para visualizar a página de compartilhamento;

Ação para gravar um vídeo no Instagram Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para gravar um vídeo no Instagram Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 8

Você pode adicionar uma legenda para o vídeo e usar até mesmo hashtags. O Instagram oferece a opção de compartilhar na visualização “Explorar” da plataforma e em seu feed de usuário de forma opcional. Além disso, toque em “Stories” caso queira compartilhar por apenas 24 horas com seus seguidores. Para compartilhar o vídeo no Reels, pressione o botão “Compartilhar” na parte inferior da tela;

Tela de compartilhamento do recurso Instagram Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Tela de compartilhamento do recurso Instagram Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 9

Um vídeo compartilhado no Reel será apresentado em seu perfil e poderá ser acessado por pessoas que chegam até você na rede de fotos. Toque sobre o ícone de claquete e, em seguida, sobre um vídeo compartilhado por você no Reels;

Como encontrar no perfil do Instagram os vídeos publicados no modo Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Como encontrar no perfil do Instagram os vídeos publicados no modo Reels — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Passo 10

Você poderá conferir curtidas, visualizar comentários e compartilhar o vídeo por mensagem direita. Para mais opções, toque sobre o ícone de três pontos. Feito isso, você verá a opção para excluir o vídeo, salvá-lo na biblioteca do celular, copiar seu link ou compartilhá-lo em outras redes sociais ou mensageiros online.

Ação para visualizar opções para um vídeo do Reel salvo em seu perfil de usuário no Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Ação para visualizar opções para um vídeo do Reel salvo em seu perfil de usuário no Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Texto publicado originalmente aqui.

Leia também: 10 passos para extrair o melhor dos seus Stories (e dos 4 feeds do Instagram)

José Henrique é Coordenador de Comunicação e Eventos do Conversa.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.