Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Como estimular o crescimento e engajamento do seu perfil no Instagram

Na vida como social media, a gente aprende que, assim como as redes sociais não revelam exatamente como funcionam os algoritmos e fazem com que a gente viva em constante modo beta, também é possível acumular aprendizados e extrair boas práticas gerais que tendem a funcionar bem.

O que eu pretendo com esse texto é fazer exatamente isso, dando créditos a @heyeses, perfil que sigo e que me ajuda a entender melhor como funcionam os números do Instagram, a rede com a qual mais trabalho e aquela que, sem dúvidas, mais investe em inovação.

Assisti a algumas lives que ele realizou, inclusive com grandes nomes das redes sociais, como o Thiago Nigro e o Joel Jota. Alguns aprendizados foram extraídos delas e outros, do próprio perfil.

ENGAJAMENTO

Ocorre de 6 formas e tem importância de acordo com esta ordem:

1. Trocar mensagens no direct.

2. Tempo gasto na visualização do conteúdo.

3. Salvar post.

4. Compartilhar post.

5. Comentar post.

6. Curtir post.

Ou seja, tem mais valor o que não se vê. O resto é vaidade.

Saiba mais sobre engajamento e aprenda a calcular o seu AQUI.

CONTEÚDO

1. Postar diariamente aumenta suas chances de mais pessoas verem seu post.

2. Ter uma estratégia ajuda a pensar em longo prazo e te salva em momentos de menor criatividade ou exposição.

3. O conteúdo que mais importa é aquele que ajuda alguém a gerar valor para o que ela faz. 

4. Fazer o que todo mundo está fazendo até pode ajudar no curto prazo, mas nada substitui a autenticidade no longo prazo.

5. Postar para ganhar like ou seguidores não ajuda o engajamento. O que faz isso é postar conteúdos que interessem à sua base.

6. O item anterior é o que fará com que seus seguidores divulguem seu trabalho e, consequentemente, poderá aumentar o seu crescimento orgânico.

COMPARTILHAMENTO

1. O impacto de um post gera compartilhamento. Mas no longo prazo, ele  depende da consistência.

2. Ao expor sua fragilidade, você gera identificação e qualifica a conexão com seu público.

3. Siga pessoas que sejam realmente relevantes para você, que sejam inspiradoras e te ajudem a criar conexões para construir seu conteúdo.

4. Uma publicação com mensagem relevante e design simples tende a impactar mais do que uma com conteúdo menos relevante e design incrível.

AUTORIDADE

1. Você precisa demonstrar conhecimento na sua área, ter opinião e compartilhar seus valores e resultados.

2. Criar sua própria metodologia distingue você de outros criadores e ajuda a formar uma comunidade em torno do seu conteúdo.

3. Mostrar os bastidores do que você faz, sua vulnerabilidade e as pequenas vitórias do dia a dia são atitudes que aumentam a profundidade da conexão com seu público.

4. Conte quem você é em um destaque do seu perfil.

5. Use as caixas de pergunta para colher informações sobre o conteúdo que seu público deseja.

6. Vez ou outra, reposte publicações de quem valida seu conteúdo, para gerar prova social.

Você tem mais alguma dica? Compartilhe nos comentários e vamos trocar ideias!

Descubra: 10 passos para extrair o melhor dos seus stories

Rodrigo Rocha é jornalista e sócio do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.