Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Comunicação para dentro: é preciso cuidar dos colaboradores nesta pandemia

Estamos há 8 meses vivendo uma pandemia que reconfigurou o formato de trabalho na maioria das empresas. Antes reunidos de forma presencial, líderes e colaboradores tiveram que aprender a conviver virtualmente. Em algum momento deste processo, a comunicação também precisou ser revista, seja para estabelecer novas rotinas de trabalho ou para acolher diferentes realidades. 

Um estudo recente da empresa Gartner apontou que 55% das pequenas empresas brasileiras não adotavam o home office antes do novo coronavírus. Das empresas entrevistadas, 43% compraram ou instalaram novos softwares para operar remotamente e 25% têm planos de implantar essa estratégia.

Há alguns meses, escrevi um artigo sobre como as marcas deveriam se portar para sobreviver à pandemia. Usei como palavra de ordem a empatia. Hoje, quero usá-la novamente, mas para falar para dentro. Você está tão preparado para falar com o seu público interno quanto para comunicar sua marca para fora?

Um funcionário bem informado e que mantém uma comunicação saudável com seus colegas de trabalho tem mais chances de ser um profissional motivado. Em um momento em que todos nós estamos redescobrindo a forma de trabalhar (e até um pouco cansados desse processo solitário), motivação é, cada vez, mais fundamental.

Neste artigo, quero trazer algumas dicas de como utilizar estratégias de comunicação interna e de relações públicas para envolver seus colaboradores e fazer com que o trabalho flua melhor, além de dividir algumas experiências aqui do Conversa. 

1. Preocupe-se com a saúde física e mental dos seus funcionários

Disponibilize conhecimento sobre o tema; faça perguntas sobre a vida pessoal de cada um; ofereça ajuda, se for o caso. No Conversa, realizamos alguns encontros virtuais apenas para bater papo e jogar on-line. Também aplicamos um questionário no meio da pandemia para saber como as pessoas estavam lidando com o isolamento e fomos analisando caso a caso, dando o suporte necessário. 

Outra ação legal é fazer eventos ao ar livre com a sua equipe. Aqui realizamos o nosso primeiro Happy Yoga, em um gramadão, com direito a aula de yoga, bate-papo e lanche saudável. 

2. Converse abertamente sobre o momento da empresa

O medo do desemprego aumentou consideravelmente nesta pandemia. Trabalhar no escuro, sem saber como a empresa está indo, pode causar ainda mais ansiedade nos colaboradores. Crie momentos para dividir informações sobre a empresa: como está sua saúde financeira, quais são as perspectivas de mercado e outras novidades que deixem a equipe sabendo para onde o barco está indo.

Na minha empresa fizemos uma edição do Conversa Aberta, onde reunimos a equipe para falar dos novos desafios comerciais e engajá-la conosco nesta área. 

Converse abertamente sobre o momento da empresa

3. Lidando com seres humanos diversos

Aqui é onde eu reforço a necessidade de empatia. Para além das habilidades já exigidas, todo líder, neste momento, precisa agir com mais humanidade. Estamos lidando com o novo e é necessário entender as diversas realidades da equipe. 

Reservar um momento para conversas individuais é muito importante para entender como cada um tem conseguido organizar sua rotina, como estão as condições do ambiente de trabalho, como estão lidando com o momento etc. 

4. Organizando o home office (guia de processos/ manual de boas práticas)

Outra dica é criar regras claras em relação ao home office. Se sua empresa já tiver um guia de processos que devem ser seguidos pelos funcionários, que tal revê-los e adaptá-los ao novo formato de trabalho? Além disso, pode ser produtivo criar um manual com boas práticas durante o trabalho em casa e as reuniões virtuais. 

O fundamental, independentemente de utilizar essas ou outras estratégias, é entender que vivemos uma realidade diferente e que cada colaborador vive a sua. Agora, mais do que nunca, o discurso institucional precisa ser diverso. A comunicação deve ser transparente, empática e transmitir segurança.

Descubra: O que você precisa saber para promover inovação em sua empresa?

Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.