Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Karol Conká: o que vem depois da crise?

A rapper e apresentadora Karol Conká viu sua carreira afundar durante a participação na vigésima primeira edição do Big Brother Brasil. Karol foi eliminada com o recorde mundial de 99,17% de rejeição e agora terá que lidar com os danos desta crise de imagem.

Ranking com maiores rejeições da história do Big Brother no Mundo

Mas é possível gerenciar essa crise? Sim. De forma alguma a carreira de Karol Conká está perdida. Até aqui, alguns passos importantes foram dados para a sua redenção. Já após a eliminação, ela se colocou no lugar de “eu sei que estou errada, pretendo mudar e me desculpem”, o básico para gerenciamentos de crise de figuras públicas. O discurso foi repetido não só no Big Brother, como nos programas Mais Você, Faustão e Fantástico.

Até aí, tudo bem. Mas o que vem a seguir? Uma crise como esta, você não apenas gerencia como explora a fim de trazer benefícios. Toda crise é um palco. Um palco ruim, mas, uma vez nele, você pode tentar conduzir o público para a sua arte.

O mais indicado agora é que Karol deixe a sua imagem esfriar, pelo menos até o final do programa. Após isso, uma nova Karol Conká pode surgir. Mais madura, consciente e humilde. E ela tem um ponto ao seu favor: a arte. Karol pode escrever músicas sobre errar e assumir o erro, sobre rejeição e cancelamento. Ganha mais força se alguma dessas letras vier acompanhada de uma parceria com alguém que possa ajudá-la a se reinserir na cena musical.

Já imaginou um feat. entre Pabllo Vittar e Karol Conká? Pabllo arrasando na parte pop e Karol dando a letra em um RAP sobre cancelamento, empatia, decisões erradas e volta por cima? 

Outra possibilidade é Karol se associar a espaços de entretenimento em que ela possa fazer piada sobre a própria crise e, assim, ir deixando o assunto cada vez mais leve e palatável. Imagine uma temporada do TVZ com Karol Conká, um espaço para mostrar seus dons de cantora e apresentadora. Daria audiência? Muita. Então, também é do interesse da emissora. E a rapper ainda teria a chance de associar a sua imagem novamente ao entretenimento, com uma ou outra zueira envolvendo as suas polêmicas.

Um ponto de atenção importante é o tom irônico de Karol. Conká carregou esse tom por toda a sua trajetória (Oi, Lumena) no BBB. E precisa largá-lo urgentemente, pois nenhum passo dado será válido se ele flertar com o irônico. 

Mas vamos vislumbrar um cenário em que tudo isso aconteceu perfeitamente. Pronto! A crise começa a virar a página. Chega a hora do apogeu. O perdão já foi dado. Agora vem a admiração, – que requer um processo mais longo, requer constância e requer uma vida inteira de consistência.

Torcemos para que esse cenário se concretize e a carreira de Karol Conká faça a reviravolta que precisa. E se a Karol, você ou sua empresa precisarem de um gerenciamento de crise, SouConversa.com.br com a gente. 😉

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Bruno Aguiar é jornalista, gestor de crises e CEO do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.