Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Reuniões em excesso? Como elas podem influenciar na rotina

Reuniões em excesso? Como elas podem influenciar na rotina

Com a necessidade de isolamento social, a rotina no trabalho precisou ser reinventada e, com isso, a forma de se “reunir” com as equipes. Além disso, o número de reuniões aumentou exponencialmente.

Mas, as reuniões em excesso começaram a partir da pandemia?

Uma pesquisa realizada com 300 empresas com faturamento acima de US$ 1 bilhão, pela Economist Intelligence Unit, mostra que um gerente gasta 21 horas em reuniões, de um total de 40 horas de trabalho semanal.

Outra pesquisa realizada pela Korn Ferry com 1.945 trabalhadores, antes da pandemia, mostra que 67% dos participantes sentem que reuniões em excesso prejudicam a eficácia do seu trabalho e 34% desperdiçaram até 5 horas por dia em reuniões sem sentido.

Com a pandemia, as reuniões aumentaram ainda mais:

✔️ O crescimento no uso do Google Meet ultrapassou 60% por dia em 2020.

✔️ O Microsoft Teams contabilizou um acréscimo de 44 milhões de usuários diários em todo o mundo.

✔️ O Skype registrou um aumento de 70% de usuários cadastrados, subindo de 10 milhões para 200 milhões de usuários, em 2020.

Impacto na saúde dos profissionais

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) entre agosto e outubro de 2021, mostra que 54% de psiquiatras perceberam em seus pacientes aumento nas queixas sobre o excesso de videoconferência e 68,6% aumentaram a prescrição de psicoterapia a pacientes que tiveram quadros de estresse e ansiedade.

Como minimizar os efeitos gerados pelas reuniões on-line?

✔️ Evite reuniões que poderiam ser uma ligação ou um email.
✔️ Determine um tempo limite. De preferência reuniões de, no máximo, 1h.
✔️ Faça intervalos entre reuniões. Nada de terminar uma reunião às 17h e iniciar outra em seguida.

Como minimizar os efeitos gerados pelas reuniões on-line?

✔️ Tenha insumos estratégicos para a reunião ser clara e objetiva.
✔️ Adapte a sua rotina já considerando as reuniões do dia.
✔️ Verifique se o dia e horário escolhido para a reunião é bom para todos os participantes.
✔️ Reuniões são importantes para conversar sobre projetos, para a comunicação e o relacionamento interpessoal dentro das empresas.
✔️ Mas é preciso se atentar à produtividade e ao tempo dos colaboradores da empresa.

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Descubra: O home office impactou nas licenças médicas?

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.