Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Comunicação organizacional no mundo digital

Comunicação organizacional n mundo digital

Comunicação organizacional: a imprensa tradicional não pode mais ser o único foco da assessoria

Há alguns meses, concedi entrevista para uma estudante de MBA que estava fazendo seu TCC sobre Comunicação Organizacional. Uma pergunta dela me fez pensar sobre como a comunicação nas instituições mudou com a chegada do digital. É coisa pra caramba pra falar sobre isso e eu decidi dividir o tema em artigos. Hoje: assessoria de imprensa. 

Quero trazer, primeiro, um testemunho que sempre causa risadas entre os comunicadores mais novos. Quando eu comecei a trabalhar com comunicação organizacional, em 1999, já existia um “gostinho” de digital, porém os recursos eram muito limitados. A capacidade de armazenamento de arquivos no e-mail não comportava uma foto e, por isso, quando preparávamos material para enviar para a imprensa, o texto ia por e-mail, mas as fotos eram salvas em disquetes e entregues nos jornais pelo motorista. 

Mas, não foi apenas a evolução do hardware que mudou a forma como fazemos comunicação organizacional.

Comunicação digital envolve as outras comunicações

Margarida Kunsch, precursora do estudo da Comunicação Organizacional, criou uma classificação que, durante muito tempo, foi utilizada por acadêmicos e profissionais da área para desenhar estratégias integradas de comunicação dentro de uma instituição. De acordo com Kunsch, uma organização possui 3 áreas da comunicação: Relações Públicas, Marketing e Interna.

Comunicação Organizacional Integrada
Comunicação Organizacional Integrada

De fato, o modelo de Kunsch traz muita clareza sobre todas as áreas que devem ser percebidas pelos comunicadores organizacionais, porém ele não contempla o digital tão presente e, arrisco a dizer, base hoje de todas as estratégias. Essa minha afirmação não é revolucionária. É possível ver inúmeras pesquisas acadêmicas sobre isso. Aqui, eu trarei algumas percepções que tenho a partir da minha vivência nesses 23 anos como comunicadora organizacional. 

A minha afirmação de que o digital é a base de todas as estratégias de comunicação se ancora na impossibilidade de executar qualquer uma das áreas da imagem acima sem utilizar o ambiente digital. É comum associar o digital apenas às estratégias de marketing e redes sociais (é só ver como a maioria das agências se dividem, inclusive o Conversa. É assim que o mercado tem dançado). No entanto, todas, sem exceção, estão envolvidas pelo digital. 

Assessoria de imprensa: a chegada dos novos veículos

Vamos falar sobre assessoria de imprensa, que é a área que mais domino. Quando eu lecionava sobre o tema, sempre trazia a provocação de que não existe mais assessoria de imprensa sem o digital. A definição de veículo de imprensa foi ampliada à medida que a dinâmica de produção de conteúdo rompeu as barreiras entre produtores e consumidores, e fez com que todos se tornassem criadores de conteúdo em potencial. Não vou entrar no mérito da qualidade de produção de informação (isso daria outro artigo rs). 

Dessa forma, não há como ignorar os novos veículos que surgiram: os blogs (pioneiros), os canais em streaming de vídeos e os podcasts em streaming de áudio. 

Um estudo realizado pela plataforma CupomValido.com.br com dados da Statista e IBOPE, divulgou que o Brasil é o terceiro país que mais consome podcasts no mundo, ficando atrás apenas da Suécia e da Irlanda. Dessa maneira, é inegável que esses espaços possuem audiências relevantes para os clientes de assessoria de imprensa. 

No caso dos vídeos, vamos falar da principal plataforma do mundo: o YouTube. Em agosto, a empresa lançou o seu Relatório de Impacto Econômico, desenvolvido em parceria com a Oxford Economics, em que afirmava que o ecossistema criativo do YouTube contribuiu com mais R$ 6 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2021, um aumento de 50% em relação ao ano anterior. Alia-se a isso a queda de audiência das TVs convencionais, e é seguro dizer (eu não sou a primeira) que canais famosos de entrevistas no YT oferecem um alcance muito maior que reportagens em alguns canais. Tem como desconsiderar isso na hora de criar uma estratégia de assessoria?

A imprensa cresceu para além do portal

Quem estudou “jornalismo on-line” no início dos anos 2000, leu muito sobre a adaptação da imprensa para o formato de portal e como isso se deu de forma gradativa. A assessoria de imprensa assimilou essas mudanças e hoje apresenta estratégias bem direcionadas para esse tipo de mídia. No entanto, nem toda assessoria de imprensa tem levado em consideração outra importante mídia desses veículos: as suas redes sociais. Ainda não é comum ver o assessor de imprensa negociar que a inserção seja divulgada também nos perfis dos veículos. 

Não avalio que isso seja falta de habilidade do assessor, mas essa virada ainda não aconteceu também pela dificuldade de mensurar o retorno financeiro que esses posts trazem (a famosa centimetragem). Do lado de lá da redação, também não há ainda um entendimento editorial claro nas redes (na maioria dos veículos, principalmente os ‘regionais’). 

Estamos caminhando, mas a incorporação dos canais digitais pela assessoria de imprensa não acontecerá sem um entendimento mútuo com os veículos de comunicação. Façamos como sempre fizemos em terrenos desconhecidos: revendo práticas e aprendendo novas técnicas. 

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Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.