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SEO: como aperfeiçoá-lo em seus artigos?

Você já escreveu um artigo impecável e no momento de analisar as métricas para saber o seu desempenho percebeu que não obteve o resultado esperado? Então você está no lugar certo, pois vou trazer dicas de SEO que podem ser essenciais para que o seu conteúdo seja descoberto nesse mundo infinito que é a Internet.

Este artigo contém desde dicas básicas, como a palavra-chave a ser utilizada, até passos mais complexos, como a arquitetura da informação. Se você não tem muito conhecimento sobre essas técnicas, não se preocupe: vou explicar o máximo possível para que você saia daqui sabendo como configurar esses recursos. 

Então começamos pelo básico. Bora lá?

O que é SEO?

O SEO (search engine optimization) é um conjunto de técnicas que visa posicionar um conteúdo em primeiro lugar nos campos de pesquisa, como o Google. Você já deve ter pesquisado por um artigo sobre determinado assunto e digitado palavras-chave a fim de encontrar os melhores conteúdos. Por isso, se você utilizou as técnicas de SEO no momento em que for publicar algo, tem grandes chances de ter o seu conteúdo encontrado mais rápido.

Há um tempo, aqui no Conversa, fizemos uma análise de todos os nossos artigos para melhorar o desempenho de cada um e, inclusive, montamos uma cartilha com as principais dicas para que nossos proseadores (como chamamos nossa equipe) possam utilizar quando escreverem os seus artigos. E agora compartilhamos com vocês estas e outras dicas. 

1 – Utilize palavras-chave corretas

Sites de buscas possuem robôs fazendo leituras o tempo todo, de todos os conteúdos que ali se encontram, portanto, é interessante que sua palavra-chave seja certeira. Escolha uma para ser a principal, mas ao longo de cada parágrafo, selecione outras para que, quando o leitor bata o olho, ele já compreenda o que encontrará ao longo do texto. Importante colocá-las em negrito. Não as coloque sublinhadas ou coloridas, o SEO considera que possam ser links e não fazer a leitura que você deseja.

É recomendável que sua palavra-chave apareça, pelo menos, duas vezes nas primeiras 160 palavras do texto. Se quiser utilizá-la mais vezes, opte por sinônimos.

Importante: a palavra-chave precisa estar presente, pelo menos, no título do seu artigo, no primeiro parágrafo, na URL, na metadescrição, no nome do arquivo e texto ALT da imagem. Ufa!

Exemplo de artigo no Blog do Conversa cuja palavra-chave é TikTok. Perceba que ela aparece na URL, no título, no primeiro parágrafo e na metadescrição. 

Exemplo de análise SEO

2 – Título

O título deve tentar  chegar o mais próximo de como as pessoas pesquisariam nos motores de busca. É essencial que o seu título seja o mais objetivo possível e esteja alinhado com o seu texto ou pode gerar uma certa decepção no leitor. Títulos muito grandes podem atrapalhar no momento da busca, por isso, é aconselhável que ele contenha aproximadamente oito palavras mais o nome do seu site. 

Outra dica que dou é colocar seu título entre aspas e jogar no campo de busca do Google. Assim, você consegue identificar se outros blogs possuem o mesmo título que o seu. Caso exista um título igual em outro site, busque palavras semelhantes para fazer a troca. Ah! Algumas ferramentas vão considerar importante que sua palavra-chave venha no início do título, então, caso você consiga encaixá-la no início, pode ser mais um ponto positivo.

3 – Subtítulos e intertítulos

Os subtítulos são considerados um complemento do título, ou seja, informações breves que você deseja que o leitor já identifique que serão abordadas ao longo do texto. 

Já os intertítulos são distribuídos ao longo do texto, por exemplo, para destacar tópicos e dividir o texto em uma sequência lógica, assim como estou fazendo neste artigo.  

De acordo com a ferramenta que utilizamos para fazer análise de SEO dos nossos artigos, recomenda-se que, a cada 300 palavras, haja um intertítulo. A ferramenta considera que, desta forma, é possível dar melhor legibilidade ao conteúdo.

Exemplo de análise SEO

4 – Respeite a hierarquia de títulos

O Google considera isso importantíssimo no momento de fazer a leitura de um conteúdo. A hierarquia de títulos é composta do H1, sendo o mais importante, até o H6. O H1 será o título do seu conteúdo; H2 será o subtítulo e assim sucessivamente. Em alguns textos é possível repetir cada um deles, claro. Neste artigo, por exemplo, todos os intertítulos eu utilizo o H3, pois estão logo após do título e do subtítulo.

5 – Metadescrição

Este item será essencial para que um conteúdo também seja mais fácil de encontrar. Geralmente, ela é composta por 150 caracteres e é a oportunidade de você fazer um resumo breve do seu artigo. Considero importante inserir um call to action (chamada para ação) convidando as pessoas para ler o artigo: saiba mais, confira neste artigo etc.

Exemplo de análise SEO

Esse é um dilema, pois há quem insira links ao longo do texto e quem o faça no fim do texto. Considero que o ideal é, caso haja links ao longo do texto, que sejam direcionados para o seu site, pois a probabilidade de você colocar um link externo e a pessoa não voltar mais para o seu site é enorme. Caso você queira linkar alguma pesquisa ou referência que você utilizou para desenvolver seu conteúdo, opte por inserir o link ao final

Mas se lembre de sempre inserir links. A ferramenta de SEO ficará satisfeita e ajudará o seu artigo a ter um melhor desempenho nas buscas. Ah! E também não esqueça de sempre que inserir um link, marcar para que ele seja aberto em uma nova aba.

Exemplo de análise SEO

7 – Evite parágrafos e textos longos

É aquele momento de pensar na legibilidade. Parágrafos e textos longos demais tendem a ser exaustivos para o leitor, principalmente no celular, onde há uma grande ferocidade no consumo de conteúdo. Portanto, opte por parágrafos com no máximo 7 linhas e textos com até 2 mil palavras. O SEO também faz análise desta legibilidade.

Exemplo de análise SEO

8 – Imagens e vídeos

Vai incluir algo para ilustrar o seu texto? Não esqueça de salvar cada imagem com o nome que a melhor representa no artigo. Além de nomear o arquivo corretamente, lembre-se de inserir o atributo ALT (aquela legenda que fica embaixo do arquivo). Assim, fica mais fácil de serem encontradas – e indexadas – pelos buscadores.

Exemplo de análise SEO

9 – Conheça a interface onde seu conteúdo será publicado

Diversas são as arquiteturas de informações disponíveis, por isso, é super importante que você entenda sobre a plataforma onde seu conteúdo será publicado. Nem todos os sites serão iguais ao seu, portanto, pode ser que você tenha de fazer alterações no texto, em imagens e vídeos utilizados, por exemplo. Tenha essas informações bem organizadas para que seu texto seja facilmente encontrado.

Bora colocar em prática?

Agora que você tem algumas dicas de como aperfeiçoar o SEO e fazer com que o seu conteúdo seja melhor indexado pelos motores de busca, é o momento de colocar em prática. Não esqueça de fazer um planejamento, pois os mecanismos de buscas também avaliam a frequência destas postagens. Portanto, mantenha seu site sempre atualizado. 

Espero que as dicas sejam valiosas para o seu dia a dia e seus conteúdos sejam encontrados e consumidos por vários leitores.

Leia também: Como a produção de conteúdo impacta os resultados do seu negócio?

Descubra: Dez ferramentas de SEO para analisar seu site como o Google analisa

José Henrique é coordenador de Comunicação e Eventos do Conversa.

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.