Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Como as redes sociais têm ajudado músicas a virarem hits?

Como as redes sociais têm ajudado músicas a virarem hits?

Que as redes sociais, em especial o TikTok, têm causado impacto no consumo de músicas, não é novidade.

De acordo com relatório da Marterch Winiin, 7 entre as 10 músicas mais ouvidas do Spotify viralizaram primeiro no TikTok. Momentos icônicos de seriados também são uma vitrine para as músicas viralizarem nas redes sociais e, consequentemente, nas paradas musicais.

Separamos algumas músicas que hitaram depois de aparecerem em seriados. E, acredite, tem música que só teve sucesso 37 anos depois.

Blood Mary – Lady Gaga (2011)

A música se tornou um sucesso após um usuário do TikTok inseri-la por cima de um vídeo da Wandinha dançando no baile de formatura.

Mesmo sem estar na trilha sonora do seriado, a música alcançou o Top 50 Global do Spotify e acumulou mais de 2,3 milhões de streams.
Sucesso, né?

Vídeo publicado no TikTok

Running Up the Hill – Kate Bush (1985)

Após 37 anos do seu lançamento, a música teve seu ápice quando apareceu na 4ª temporada de Stranger Things.

Atingindo o 4º Top 50 Global do Spotify, a canção alcançou quase 2 bilhões de visualizações no TikTok, já que os usuários a utilizaram – e muito – em seus vídeos na plataforma. 

Envolver – Anitta (2021)

Lançada em novembro de 2011, a música só atingiu o 1º lugar do Top 50 Spotify Global quando uma parte da coreografia feita por Anitta no clipe se tornou um sucesso no TikTok.

Chamado de “El paso de Anitta”, o viral foi reproduzido por gente de todo o mundo, em diversas ocasiões, fazendo a música alcançar mais de 6 milhões de streams em apenas um dia.

@anitta

Y no te voy a envolver… #Envolver

♬ Envolver – Anitta
Vídeo publicar no perfil oficial da Anitta no TikTok

CUFF IT – Beyoncé (2022)

Sem nenhuma divulgação do seu novo álbum, ‘Renaissance’, a música CUFF IT se tornou um sucesso após um vídeo com dancinha viralizar no TikTok.

Foram mais de 500 mil criações nas redes sociais. Além disso, a faixa entrou no top 30 das mais tocadas no ranking global do Spotify.
Imagina se Beyoncé divulgasse, hein?

Love Story – Taylor Swift (2008)

A música voltou a ser sucesso após uma trend no TikTok, em que mães e pais pedem aos filhos para gravá-los dançando a música. Teve gente pedindo até para os cachorros.

As reações fofas fizeram a música explodir novamente e teve vídeo que alcançou mais de 51 milhões de reproduções.

E por aí, qual música mais hitou devido à alguma trend nas redes sociais?

Leia também: Será que finalmente entramos na era da publicidade orgânica?

Descubra: E a Anitta, hein? Será que ela acertou na estratégia de marketing?

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.