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Sereia tem cor? Nas redes sociais, querem impor que ela seja branca

A repercussão do filme ‘A Pequena Sereia nas redes sociais

Você, provavelmente, já ouviu falar nos famosos filmes live action – animações que são regravadas com pessoas reais. Várias são as produções já feitas: A Bela e a Fera, Cinderela, Aladdin, Cruella e Peter Pan são alguns exemplos. No entanto, recentemente, uma em específico deu o que falar na internet. A Pequena Sereia é o mais novo filme escolhido pela Disney para ganhar a sua versão real e, desde que anunciaram que a Ariel, personagem principal do filme, seria interpretado por Halle Bailey, uma atriz e cantora preta, as pessoas utilizaram as redes sociais para demonstrar que não ficaram satisfeitas com a escolha.

Por mais que a discussão na internet tenha ganhado força após o lançamento do teaser trailer oficial, o assunto já havia sido discutido negativamente há mais de três anos, quando em 2019 muitas pessoas demonstraram o seu descontentamento com a escolha de Halle Bailey para ser a atriz principal. A “desculpa” de muitos é que o filme perderá toda a sua essência, visto que na animação a sereia possui pele branca e cabelos vermelhos, e a atriz possui a pele e cabelos pretos. 

Desde então, vários são os comentários negativos e racistas em torno do filme:

Captação realizada no Twitter
Captação realizada no Twitter
Captação realizada no Twitter
Captação realizada no Twitter
Captação realizada no Twitter
Captação realizada no Twitter

O tuíte de divulgação do filme, até o momento, já ultrapassa um alcance de mais de 500 mil pessoas. Nos comentários e retweets,  percebe-se que toda a polêmica  se dá pelo fato da atriz escolhida ser preta. Algumas poucas vezes aparecem demonstrações de empolgação sobre a possibilidade de mais um clássico estar  sendo  reproduzido e quais as expectativas das pessoas sobre ele. 

Captação de tela realizada no Twitter @DisneyStudios

Se analisarmos outros teaser trailers de live actions, é possível notar uma grande diferença tanto no engajamento quanto no teor dos comentários. Por exemplo, em Mulan, divulgado em 2019, apesar de ter um grande número de pessoas alcançadas,  praticamente todos os comentários são relacionados a algum personagem ou elemento que faltou no filme ou sobre como as pessoas estavam ansiosas para assistir a um filme que fez parte de suas infâncias.

Captação de tela realizada no Twitter @DisneyStudios
Captação de tela realizada no Twitter @DisneyStudios

O mesmo podemos ver nas interações feitas para o trailer de Cruella, em que o engajamento foi menor que o do Mulan. Nesse caso, todos os comentários giravam em torno dos looks e músicas escolhidos para o filme.

Captação de tela realizada do Twitter @DisneyStudios
Captação de tela realizada do Twitter @DisneyStudios

Para se ter uma ideia do quanto o posicionamento da Disney em relação à escolha de uma atriz negra para A Pequena Sereia gerou uma espécie de impacto negativo na internet, até o dia de hoje, o trailer divulgado no YouTube oficial da produtora já contava com mais de um milhão de dislikes. Um dado extremamente assustador, visto que é um filme que fez parte da infância de diversas pessoas mundo afora.

Captação de tela retirada do canal oficial da Disney no YouTube mostra que o trailer do filme A Pequena Sereia teve mais dislikes do que likes.
Captação de tela realizada no canal oficial da Disney no YouTube

Não é a primeira vez que um filme da Disney provoca polêmica por causa da cor de pele de uma princesa

Tiana, do filme A Princesa e o Sapo, é considerada a primeira princesa preta da Disney. Ela só foi desenvolvida em 2009, 72 anos após a criação da Branca de Neve, a primeira desenhada para uma animação da produtora. Apesar de trazer essa diversidade para os seus personagens, a Disney ainda tem um certo receio em se tornar uma empresa inclusiva e que as pessoas deixem de consumir as suas produções.

Prova disso é que, em 2019, no filme Detona Ralph 2,  acontece um encontro com todas as princesas. Na ocasião, a Disney foi alvo de críticas por parte dos internautas e do grupo Color of Change, que combate o racismo, por realizar mudanças nos traços e cor da pele da princesa Tiana. Nas primeiras imagens, ela aparecia com traços mais finos e a cor da pele mais clara do que em seu filme original. 

A dubladora da princesa Tiana, Anika Noni Rose, também insistiu para que as características da princesa no filme fossem mais próximas de uma mulher preta. A Disney acatou as críticas e redesenhou a personagem. É notável a diferença, né?

Depois e antes da princesa Tiana no filme Detona Ralph 2 da Disney
Depois e antes da princesa Tiana no filme Detona Ralph 2 da Disney

Internautas ovacionam Halle em suas redes sociais

Em contrapartida, diversos usuários utilizaram as suas redes sociais para enaltecer Halle Bailey e parabenizar a Disney por ter escolhido a atriz para interpretar Ariel nas telas do cinema. 

Nos perfis da cantora, é possível observar uma chuva de comentários positivos na foto publicada por Halle, em que ela aparece vestida para o evento de lançamento do filme. São mais de 320 mil curtidas e três mil comentários no seu perfil do Instagram enaltecendo a nossa futura Ariel e mostrando a ansiedade para assistir ao filme e a sua atuação nos cinemas.

Dados retirados da plataforma Gramhir
Dados retirados da plataforma Gramhir

No Twitter, o engajamento não é diferente, alcançando mais de 250 mil pessoas na mesma publicação. Ambos os posts foram feitos  há menos de 24 horas, até o momento. 

Publicação de Halle Bailey em seu Twitter
Publicação de Halle Bailey em seu Twitter

Representatividade Importa

Ao mesmo tempo em que comentários negativos em torno do filme acontecem nas redes sociais, diversos perfis publicaram um vídeo com um compilado de diversas crianças pretas reagindo ao trailer de A Pequena Sereia. É incrível o quanto elas se sentem felizes por serem representadas por uma mulher preta interpretando uma princesa, principalmente sendo de uma empresa tão grande e importante quanto a Disney.

Crianças reagem ao trailer de A Pequena Sereia

Até mesmo Halle Bailey conta, em uma entrevista para a Tina Knowles, mãe de Beyoncé, o quão insegura e assustada ela estava por representar Ariel. No entanto, ela também relata o quanto ficou lisonjeada e grata por poder reinventar a personagem e levar tamanha representatividade para tantas crianças.

Publicação realizada no perfil do Twitter da Tracklist

Como Halle mesma disse na entrevista com Tina, ela nunca imaginou representar a Ariel algum dia, pois a imagem que ela sempre teve da personagem era a da princesa de  pele pálida, cabelos vermelhos e cauda. Mas convenhamos que o que devemos sempre levar em consideração é a mensagem que o filme passa e a emoção que a atuação do elenco consegue transmitir para o telespectador, independentemente da cor da pele. Além, claro, de toda a representatividade que ela vai conseguir passar para milhares de crianças.

Quanto às produtoras de filmes como a Disney, por exemplo, que lida principalmente com o público infantil, esperamos que sempre trabalhem a inclusão e a diversidade em suas produções, a fim de mostrar para essas crianças que independente das suas individualidades, é possível ser quem elas realmente são. 

Por aqui, como mega fã da Disney, estou ansioso por maio de 2023 para assistir ao filme e saber como vai ser essa interpretação, até porque além de prometer uma atuação incrível, Halle tem uma voz sensacional, como podemos notar no trailer do filme. Enquanto isso, estamos nessa mesma energia aqui.

Leia também: Qual o papel dos pais na educação antirrascista?

José Henrique é Coordenador de Comunicação e Eventos do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

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– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.