Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

É papel do artista educar os seus fãs na internet?

Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images for The Recording Academy

No último domingo, 05/02, ocorreu a 65ª edição do Grammy Awards, premiação internacional de música que visa reconhecer as melhores músicas, vídeos, composições e artistas do ano. Entre os concorrentes estava a brasileira Anitta que, após 50 anos da premiação, foi a única brasileira indicada entre as quatro principais categorias da noite – ela concorreu como Melhor Artista Revelação. 

O prêmio, infelizmente, não veio para o Brasil e foi conquistado pela cantora Samara Joy, que tem se consagrado no Jazz. A reação dos brasileiros na internet chamou a atenção: muitos foram até o perfil da vencedora no Instagram para destilar ódio e até tecer comentários com teor racista.

Usuários disparam comentários racistas e de ódio no perfil oficial da cantora Samara Joy no Instagram
Usuários disparam comentários racistas e de ódio
no perfil oficial da cantora Samara Joy no Instagram

O caso tem sido discutido esta semana e o influenciador Felipe Neto, na estreia do seu podcast “NetoLab”, se posicionou a respeito dizendo que a cantora Anitta escolhe os melhores momentos para calar a boca.

“Por que não falar? Por que não educar os fãs? Será que é porque, no fundo, sabe que esse comportamento hostil e violento dos fãs acaba sendo positivo para ela?” (Felipe Neto)

Na ocasião, o influenciador lembrou da vez que foi vaiado ao ganhar em uma categoria que concorria com Anitta na premiação MTV MIAW.

Luísa Sonza também já foi alvo 

Outra personalidade que passou por um momento difícil nas redes sociais e que precisou até se afastar temporariamente foi a cantora Luísa Sonza. Após o término do relacionamento com o humorista Whindersson Nunes em meio a boatos de que ela o havia traído – o que não é verdade -, a cantora passou a receber diversos ataques odiodos. Luísa foi acusada até mesmo de ser culpada pela morte prematura do filho de Whindersson e Maria Lina, com quem o humorista se relacionou após o término com a cantora.

Na época, Luísa fez um vídeo desabafando em suas redes. Em outras ocasiões, chegou a dizer que as pessoas não iriam parar de destilar ódio nas redes sociais enquanto não fizessem alguém se matar.

Luísa Sonza em publicação no seu perfil oficial do Twitter - Artigo Anitta
Luísa Sonza em publicação no seu perfil oficial do Twitter

Não é só no mundo da música

As brigas entre fandoms – nome dado à base de fãs de um artista – são comuns. Tanto que, em 2020, a atriz Bruna Marquezine precisou dar uma declaração sobre a briga entre seus fãs. Na época, ela afirmou que gosta de seguir perfis sobre ela que apresentam interação leve, bem-humorada e sem idolatria, e que adoraria que parassem com brigas desnecessárias e ofensas cruéis. 

“Nunca mais pense em atacar uma pessoa de dentro do fandom pela sua aparência. Como minha fã, você deveria saber o quanto eu abomino isso. E principalmente, trazendo os familiares e a vida pessoal dessas pessoas para dentro de picuinhas frívolas.”

Bruna Marquezine em publicação no seu perfil oficial do Twitter
Bruna Marquezine em publicação no seu perfil oficial do Twitter

Discursos de ódio nas redes sociais têm crescido

Essa prática é considerada crime e deve ser denunciada. Segundo a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos da SaferNet, em 2022, foram registradas mais de 74 mil denúncias, um aumento de 67,7% se comparado a 2021. Fazendo uma comparação entre 2021 e 2022, essas são as porcentagens de crescimento conforme cada tipo de crime cometido:

Xenofobia: 874%

Intolerância religiosa: 456%

Misoginia ou opressão às mulheres: 251%

Todos os demais crimes relacionados a discurso de ódio na internet (que incluem ainda apologia e incitação a crimes contra a vida, LGBTFobia e racismo) também cresceram.

Fato é que quando as pessoas estão por trás de uma tela, tudo se torna mais fácil de falar. Mas é necessário ter sempre em mente “você teria coragem de dizer pessoalmente o que falou nos comentários na internet?”.

Além de Bruna Marquezine, que falou com seus fãs para parar com brigas e ofensas entre eles, o nome de Anitta já esteve presente em outra situação semelhante, na qual seus fãs dispararam ataques racistas e de ódio contra a cantora Ludmilla. Na ocasião, Anitta se pronunciou falando que esses tipos de ataques a incomodam.

Anitta em seu perfil oficial no Twitter
Anitta em seu perfil oficial no Twitter

O debate sobre o assunto tem gerado muitas discussões. Será que Anitta vai se pronunciar desta vez e pedir para os seus fãs pararem de atacar a Samara?

Detalhe importante: as duas cantoras começaram a se seguir no Instagram um dia após o Grammy. Vamos aguardar os próximos capítulos!

E você? O que acha? É papel dos artistas educarem seus fandoms? 

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Descubra: Brasil é o 2º país com mais casos de cyberbullying no mundo

José Henrique é Coordenador de Comunicação e Eventos do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.