Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

O que aprendi com a curiosidade de explorar diferentes assuntos

O que aprendi com a curiosidade de explorar diferentes assuntos

“O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano”. Essa frase de Isaac Newton já deve ter cerca de 300 anos e faz mais sentido ainda nos dias atuais, em que esse “oceano” de conhecimento cresce exponencialmente. Acreditam que o cientista tenha relacionado essa frase ao saber científico, mas, na minha opinião, ela pode servir como abertura para algumas reflexões que trarei aqui. 

Desde o início do ano, tenho lido pouco sobre assuntos que estão relacionados às minhas carreiras de empresária e comunicadora. Percebi que tenho um interesse maior, no momento (e quase sempre rs), por temas diversos, que vão desde biografias de mulheres fortes a astronomia. E isso tem me feito pensar o quanto essa diversidade de conhecimento tem influenciado a minha produtividade, a minha criatividade e a minha sociabilidade.

Meu livro do momento é a biografia da Viola Davis (será que preciso explicar quem é? De qualquer maneira, segue o link do perfil dela  rsrs). Forte, honesto, tão visceral que as imagens quase saem das páginas. Não é a história de uma atriz que “venceu na vida”, do ponto de vista profissional. Isso é inegável e não é o que te faz comer as páginas da obra. É o relato doloroso de uma mulher que se perdeu na invisibilidade, mas sobreviveu ao destino ao qual estava fadada e, hoje, continua à procura de si mesma.

Aí me pergunto: como um livro desse pode contribuir com a minha formação profissional? É a reflexão que tenho feito nos últimos meses, porque, como eu disse, tenho tido menos interesse em estudar as minhas áreas de atuação. E isso gera uma autocobrança: como eu vou ficar sem estudar e ainda continuar sendo uma boa profissional? Bem, esse texto não é para incentivar as pessoas a pararem de estudar (continuem, por favor!!). É mais uma provocação para os que limitam o seu conhecimento às áreas da profissão. 

A busca por conhecimentos diversos conecta as pessoas

Em um mundo de tanta concorrência, o ativo social é um dos bens mais importantes de um profissional. Quem tem as “manhas” do networking sabe que você não constrói relações chegando direto ao ponto, tentando vender seus produtos ou serviços. Até acontece, mas a arte do networking passa por construir conexões por meio de afinidades e interesses. Se você só sabe falar sobre sua área, é bem provável que não consiga sustentar conversas sobre outros temas. 

Estar antenado (e interessado) estimula a sua criatividade

Austin Kleon, autor de Roube como um artista (um livro importante para quem quer estimular a curiosidade), afirma que a criatividade está em toda parte. E isso faz muito sentido. Tudo pode ser inspiracional: as pessoas que passam por você, o panfleto que recebeu no semáforo, um livro sobre mitologia grega, um podcast que fala de astrologia, a música que te lembra a fase dramática da adolescência, a série que narra um romance entre seres interplanetários. 

Conhece-te a ti mesmo por meio das histórias do mundo

Visitar outras histórias e outros saberes possibilita que você se conecte com os seus a partir da associação. Quem nunca desconfiou de uma traição? Quem já achou que morreria de amores por alguém? Aposto que muita gente já quis sair por aí, pedindo caronas e conhecendo lugares e pessoas novas. Catou as referências?

A diversidade de mundos, reais ou não, provoca a sua autorreflexão. Já senti isso? Reagiria da mesma forma? Como isso pode ser aplicado em minha vida? 

Conseguir enxergar e entender o outro a partir da diversidade de pensamento 

Deixei para o final a vantagem que considero mais importante em tempos de ódio e intolerância. Conhecimento une, propõe, acolhe. A ignorância é o que desagrega, julga e mata. Saber mais sobre o que se planeja opinar sobre é um gesto de cuidado com o outro. 

Moral da história: quanto mais uma pessoa for curiosa, mais interessante ela é e melhor viverá. Melhor também fica o mundo, pode ter certeza. 

Leia também: 61,1% dos brasileiros acreditam que marcas podem contribuir para melhorar os diálogos

Kadydja Albuquerque é jornalista e sócia do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.