Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada

Beyoncé se ausentar das redes sociais foi uma estratégia?

Beyoncé se ausentar das redes sociais foi uma estratégia?

Que Beyoncé é um fenômeno eu não tenho a menor dúvida. E, muito menos, que a diva pop sempre é assunto quando se trata de estratégias para lançar trabalhos musicais. Se com álbuns anteriores, como o Beyoncé e o Lemonade, por exemplo, a cantora divulgou todo o material sem que as pessoas fizessem ideia que estavam sendo gravados, com o Renaissance, seu mais novo álbum de trabalho, foi um pouco diferente.

Escrevi um artigo no ano passado falando sobre quais foram as estratégias adotadas pela cantora, em que ela conseguiu agitar a internet de novo. Nele, destaco que Beyoncé quebrou a internet – e até brincou com isso, ao apagar todas as informações do seu perfil oficial no Instagram e, posteriormente, colocar as datas de lançamento do seu novo single e álbum. Você pode ler todas as estratégias aqui.

Geralmente os artistas utilizam as suas redes sociais para fazer a divulgação do seus novos trabalhos enquanto estes estão sendo executados. Beyoncé fez exatamente ao contrário. A cantora usou as redes sociais apenas no início do lançamento do single/álbum, deixando os fãs ansiosos e sem saber o que estaria aprontando.

Inclusive, na época ela criou uma conta no TikTok e conquistou milhões de seguidores em pouco tempo. Muitos acreditavam que a diva utilizaria a conta para divulgar o Renaissance, no entanto, o perfil contém sete publicações, sendo a última realizada no dia 27 de outubro de 2022. Confira o perfil!

Uma era em três atos. Será?

Surgiram boatos na internet de que a era Renaissance teria três atos: o primeiro, que seria o lançamento do álbum; o segundo, que seria o lançamento dos visuais; e o terceiro, que seria a turnê. Mas nada foi confirmado pela artista ou sua equipe. 

O álbum realmente foi lançado no dia informado em sua bio, no entanto, a ausência dos visuais das músicas é motivo de cobrança até hoje pelos fãs da cantora, visto que nenhum dos clipes apresenta nenhuma música. É totalmente o contrário de outras eras em que a Beyoncé lançou vídeo para todas as músicas dos seus álbuns.

A cantora até chegou a divulgar, no dia 12 de agosto de 2022, um teaser da música I’m That Girl, em seu canal oficial do YouTube. Porém, no meio do vídeo aparece uma tela preta com os dizeres “Act I Renaissance” e em seguida “1 I’m That Girl”, o que fez as pessoas acreditarem que os visuais estavam, de fato, gravados. 

Teaser da música ‘Im That Girl’, publicado em seu canal oficial do YouTube

Em outubro de 2022, Beyoncé publicou em seu perfil do Instagram um vídeo com a música Summer Renaissance, em que ela aparece em um ballroom. Isso fez com que muitos acreditassem que fazia parte dos visuais, porém, era apenas um comercial em parceria com a marca Tiffany & Co. Depois, nenhum outro visual foi lançado.

Em fevereiro de 2023, a cantora usou as suas redes sociais para confirmar a sua turnê mundial, divulgando as primeiras 47 datas e, claro, causou burburinho na internet. Muitos acreditaram que com isso os vídeos das músicas do álbum seriam lançados e a cantora daria mais atenção e traria novidades sobre a era Renaissance. Porém, o cenário continuou o mesmo.

Sem novidades e informações

Ao divulgar uma turnê, é normal que os artistas usem as suas redes sociais para mostrar os bastidores, apresentando ideias dos figurinos, ensaios, quais possíveis músicas estarão no setlist e contando um pouco mais sobre como está sendo essa experiência. Beyoncé quebrou novamente essa regra e ,desde o anúncio da turnê, não divulgou nada sobre.

As únicas informações que chegam à internet são trazidas por fãs que estão instalados perto do estádio do primeiro show, que começa hoje, dia 10 de maio de 2023. A dúvida que paira no ar é se durante a turnê serão lançados os visuais, se virão posteriormente ou se nunca serão lançados. 

Quanto à turnê, há boatos de que serão utilizados lasers que podem queimar as câmeras dos celulares de quem filmar e, antes de cada show, será informado nos telões instalados no estádio sobre essa possibilidade.

Será esta uma estratégia adotada por outros artistas?

Podemos perceber que Beyoncé fez uma era totalmente reservada, em que apenas lançou o álbum e deixou os fãs sem muitas informações do que ela planeja para o restante do trabalho. A cantora não fez lives, publicações ou qualquer outro tipo de conteúdo em suas redes sociais para ao menos se aproximar dos fãs e mostrar como está sendo trabalhar com o novo álbum.

Será que Beyoncé fechou contrato com algum serviço de streaming para lançar todos os materiais com exclusividade? Será que ela realmente resolveu fazer toda uma era deixando as redes sociais e internet de lado? Outros artistas adotarão essa mesma estratégia? 

Fato é que para um artista conseguir lotar estádios com uma turnê sem ter a internet como sua aliada é para poucos, e Beyoncé é uma delas. A Live Nation, produtora responsável pela turnê, informou que a demanda para os shows da cantora em certas cidades ultrapassou o número de ingressos disponíveis em mais de 800%.

Enfim, fica o questionamento: é justo com os fãs um artista lançar um álbum e não fornecer mais nenhum material para que eles consumam? A turnê começa hoje e, por aqui, estamos acompanhando o que Beyoncé está planejando após todo esse tempo sem mostrar nenhum conteúdo sobre o Renaissance. Mas se conhecemos a diva pop, sabemos que ela não nos decepcionará. Ah! E que a turnê venha para o Brasil.

José Henrique é Coordenador de Comunicação e Eventos do Conversa Estratégias de Comunicação Integrada

Movimento da Fertilidade (SBRA)

Levamos informação sobre reprodução assistida a todo o país – com o apoio de
Ivete Sangalo!

Em 2018, a Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) tinha um desafio: mobilizar a sociedade e envolver os profissionais a ela filiados para discutir, informar e estimular a população a preservar e cuidar da saúde reprodutiva. Com esse propósito, construímos, conjuntamente, o Movimento da Fertilidade, um evento realizado em 10 capitais brasileiras entre junho e agosto de 2018. 

Fomos responsáveis por toda a comunicação do projeto, da criação da marca à programação visual, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais e produção de conteúdo multimídia com registros em foto e vídeo.

As ações de comunicação do Movimento da Fertilidade conquistaram resultados além das expectativas:

  • Tivemos o apoio da cantora Ivete Sangalo (com mais de 100 mil pessoas alcançadas no Facebook);
  • Mais de 2 mil pessoas compareceram aos eventos presenciais em 10 capitais;
  • O Movimento da Fertilidade foi noticiado mais de 100 vezes nos principais veículos de comunicação do país como G1, O Globo, Bom Dia Brasil, O Dia, Extra, Jovem Pan e Folha de S. Paulo,  num total de mais de R$ 4 milhões em espaços ocupados na imprensa;
  • A estratégia de awareness rendeu 15% de crescimento na base de fãs do Facebook e 134% no Instagram em 2 meses, com mais de 200 mil pessoas atingidas pelas campanhas digitais.

Sinpol/DF

Comunicação 360: como aumentamos a visibilidade de uma das entidades policiais mais importantes do país?

Em 2017, assumimos o desafio de liderar a comunicação de uma das mais importantes entidades de classe policial do país, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). 

Desde então, somos responsáveis pela comunicação interna, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crise, produção de publicações (revista, jornal e newsletter) e projetos especiais.

Com uma equipe de seis profissionais dedicada ao projeto, o Conversa conseguiu intensificar e afinar a comunicação da entidade com seus públicos-alvo e ampliar a visibilidade positiva das suas bandeiras e ações nas mídias local e nacional.

RESULTADOS 

  • 38 impressos produzidos, entre revistas e jornais.
  • 5.206 peças gráficas criadas.
  • 503 eventos com cobertura fotográfica.
  • 640 e-mails enviados, entre newsletters e outras ações.
  • 12.152 publicações no site.
  • 10.714 posts em redes sociais.
  • R$ 113 milhões em inserções na imprensa.

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Gabriel Granjeiro

O presidente do GRAN, Gabriel Granjeiro, nos desafiou a tornar as suas redes sociais um canal de conexão entre o Gran, seu público e os formadores de opinião. Para que isso se tornasse possível, há quase 6 anos cuidamos da estratégia e gestão dos canais digitais selecionados para construir a credibilidade da marca Gabriel Granjeiro: YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn e Telegram.

Nosso trabalho tem conquistado vitórias expressivas:

– Em 2 anos, alcançamos quase 14 mil seguidores no LinkedIn e contribuímos para o fortalecimento do Gran como marca empregadora;

– Cerca de 18 mil pessoas estão inscritas para receber conteúdos em primeira mão em seu canal no Telegram;

– Mais de 336 mil pessoas seguem Gabriel Granjeiro no Instagram, e mais de 315 mil são seus fãs no Facebook;

– Em quase 5 anos, o canal Imparável, no YouTube, já tem mais de 152 mil inscritos, e seus vídeos já foram assistidos quase 7,5 milhões de vezes;

– Aos 29 anos, Gabriel Granjeiro figurou em uma das listas mais cobiçadas do planeta: a Forbes Under 30, abrindo com foto de página inteira a categoria “Ciência e Educação”;

– Dois dos livros lançados por Gabriel Granjeiro chegaram ao 1º lugar entre os mais vendidos da Amazon na categoria “Educação” (versão Kindle);

– O Gran Cursos Online está entre as startups mais inovadoras da América Latina em 2 importantes prêmios: HolonIQ e Fast Company. Neste último, ficou à frente de empresas como o iFood.